O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (5) ao presidente da Primeira Turma da Corte, Cristiano Zanin, mais um dia de julgamento para o núcleo crucial da trama golpista.
Moraes pediu o agendamento de uma sessão na quinta-feira (11), que pode ocorrer durante o período da manhã e da tarde. Originalmente, as sessões previstas eram na terça-feira (9), na quarta-feira (10) e na sexta-feira (12).
“Solicito ao Excelentíssimo Presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, o agendamento de novas sessões complementares para a realização do julgamento, a serem realizadas na quinta-feira, dia 11/9/2025”, diz o pedido de Moraes.
O Supremo está julgando o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, entre eles Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Braga Netto, que ocupou a Casa Civil durante a gestão Bolsonaro.
Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.