A coligação Fuerza Patria — de tendências peronistas e liderada pela ex-presidente argentina Cristina Kirchner — venceu com 47,00% dos votos a eleição para a Assembleia Legislativa da Província de Buenos Aires. A bancada que ficou em segundo lugar foi a do presidente Javier Milei, La Libertad Avanza, com 33,84%.
Buenos Aires concentra 40% da população da Argentina, e por isso o resultado foi considerado um termômetro do impacto das suspeitas de corrupção de Javier Milei e sua irmã Karina na política do país.
A Fuerza Patria ficou com 21 das 46 cadeiras em disputa para a Câmara provincial e 13 das 23 do Senado provincial. La Libertad Avanza ficou com 18 e 8, respectivamente. O total de assentos na Câmara é 92 e, no Senado, 46.
A Argentina terá eleições legislativas nacionais de meio de mandato no final de outubro desse ano, com escolha de parte dos deputados e senadores do Congresso nacional, e o resultado para a eleição provincial de Buenos Aires terá sérias reverberações para o governo em estado crítico de Milei.
Milei foi citado em um esquema de corrupção com a participação de Karina na compra de medicamentos pelo estado. A irmã do presidente ficaria com 3% dos 8% da propina cobrada em todos os contratos do departamento que ela comandava no Ministério da Saúde.