Os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) pediram à Polícia Federal, nesta segunda-feira (8), uma investigação da bandeira dos Estados Unidos usada na manifestação pró-Bolsonaro que aconteceu na Av. Paulista neste domingo (7). Eles suspeitam que ela seja a mesma que foi utilizada dois dias antes em um jogo da NFL em São Paulo.
Para os parlamentares, existem fortes indícios de que a bandeira foi reutilizada pelas tonalidades do artefato, suas proporções e a proximidade temporal e geográfica. O suposto apoio internacional que possibilitou esse uso seria uma grave violação de normas constitucionais e eleitorais.
Campos e Lindbergh mencionam, por exemplo, as normas que vedam o financiamento, a subordinação ou o recebimento de recursos de procedência estrangeira por partidos políticos. O documento assinado por eles pede a averiguação pela PF da origem da bandeira e seu financiamento.
“Diante do exposto, requer-se à Polícia Federal a instauração de inquérito para apuração integral dos fatos narrados e a adoção das providências necessárias à responsabilização eleitoral e/ou penal dos possíveis envolvidos”, completam os deputados.