Angra dos Reis mergulha em velhas alianças políticas nas eleições de 2026

Promessas e bastidores moldam o futuro de Angra / Reprodução

A família Jordão articula candidaturas e volta a se firmar como peça central no xadrez político angrense


A análise do cenário político atual de Angra dos Reis se inicia no período das Eleições Municipais de 2024. No pleito eleitoral, Cláudio Ferretti (MDB) foi eleito prefeito do município em alinhamento partidário com o prefeito anterior Fernando Jordão (MDB). A oposição, centralizada na figura de Renato Araújo (PL), contava com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e perdeu as eleições sendo o segundo colocado com 41,27% dos votos. 

Após os 100 dias de governo, o mandato do prefeito Cláudio Ferretti (MDB) foi marcado por ações locais e reuniões externas, com visitas frequentes a Brasília em que se reunia com ministros e deputados. As aparições públicas do prefeito com atores do contexto político estadual e nacional se orientava para a captação de recursos e apoio em projetos relativos a expansão em Angra dos Reis como a revitalização do Cais dos Pescadores, ampliação da cobertura de internet e telefonia, aumento da capacidade de atendimentos no Hospital Maternidade, reativação da ferrovia Angra-Barra, participação em eventos internacionais de turismo e outros. 

Deslocando-se o foco para as eleições gerais, o prefeito Cláudio Ferretti (MDB) até o momento não fez nenhuma declaração sobre as eleições de 2026, no entanto, seus encontros e alianças em Brasília indicam apoio para a possível candidatura da Deputada Estadual Célia Jordão (PL), da Deputada Federal Laura Carneiro (PSD) e do Deputado Federal Marcelo Crivella (Republicanos). O prefeito de Angra dos Reis também acena para o Deputado Estadual Rosenverg Reis (MDB), com quem tem um vínculo por alinhamento partidário. 

Após cem dias de governo, Ferretti aposta em Brasília para reforçar obras locais e consolidar a influência de Angra no cenário estadual / Reprodução

O cenário angrense possui atores políticos que se destacam, traduzindo-se em possibilidades de candidatura para 2026. Em primeiro lugar, aponta-se a família Jordão, dinastia tradicional na política de Angra dos Reis. Célia Jordão (PL), deputada estadual do Rio de Janeiro, teve sua pré-candidatura anunciada pelo prefeito de Angra, Cláudio Ferretti (MDB) no dia 1 de setembro. A deputada tem sua atuação fortemente ligada aos interesses de Angra dos Reis, município de onde é natural e que aloca sua base eleitoral, apontada pelo prefeito como a voz política de Angra no legislativo.

Além disso, com a pré-candidatura anunciada juntamente com a de Célia Jordão (PL), a família Jordão pretende ocupar a gestão de Angra dos Reis com o retorno de Fernando Jordão (MDB). Fernando Jordão (MDB) é marido de Célia Jordão (PL) e ex-prefeito de Angra dos Reis, cargo que ocupou por duas vezes durante os períodos de 2005 a 2008 e 2017 a 2024 . Após o fim do seu mandato em 2024, o político filiou-se ao Partido Liberal onde atuou por 1 ano, rompendo com o PL no mês de junho de 2025 quando se filiou novamente ao partido Movimento Democrático Brasileiro, partido do atual prefeito do município.

Renato Araújo (PL), que disputou a prefeitura de Angra com Cláudio Ferretti (MDB) em 2024 também é apontado como possível candidato. Apesar de ainda não ter pré-candidatura anunciada, mantém uma presença ativa nas redes sociais com visitas a bairros de Angra, entrevistas em mídias locais e eventos do Partido Liberal, reafirmando seu compromisso em proteger os valores conservadores em Angra dos Reis. Renato se intitula “Renato do Bolsonaro” e demonstra apoio irrestrito ao ex-presidente Jair Bolsonaro e uma boa relação com a família Bolsonaro como estratégia política. 

Pode-se verificar também projeção estadual de alguns vereadores de Angra dos Reis. Dentre os mais votados nas eleições de 2024, Kelven da Saúde (PP), Dudu do Turismo (PP), Marquinho Coelho (Solidariedade) e Jorginho Brum (MDB), se destacam. Os vereadores, juntamente com vereador Nilsinho Batalhador (MDB), Charles Neves (PP) e Jane Veiga (MDB) manifestaram apoio a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Jorginho Brum (MDB), demonstrando a união da Câmara em prol do projeto político do pré-candidato. 

A relação entre diferentes planos governamentais também influencia o cenário de Angra dos Reis para as eleições de 2026. Para além de Renato Araújo (PL), que conta com o apoio da família Bolsonaro, Rodrigo Bacellar (União) também apresentou relação com Angra dos Reis que se estabeleceu através de aparições com aliados locais como o ex-prefeito Fernando Jordão (MDB) e visitas ao município junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em março deste ano. Apesar da parceria inicial, Bacellar (União) e Bolsonaro tiveram um distanciamento após o silêncio do presidente da Alerj diante da prisão domiciliar e imposição do uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente. É nesse contexto que as eleições de 2026 vão criando contornos em Angra dos Reis e provocando movimentações, ainda que preliminares, no município. 


Por Rayssa Veras, graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada (Lappcom).

Leia também:
China prepara nova onda de financiamento de empresas russas de energia
Estados Unidos cedem e evitam novo desgaste com o Brasil
Itaú promove demissões em massa após fraudes no ‘bate o ponto’


Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.