Kyiv exorta Budapeste a desempenhar papel construtivo e destaca segurança energética e cooperação regional
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse na terça-feira que manteve conversas com seu colega húngaro, Peter Szijjarto, sobre os ataques da Rússia à Ucrânia, as relações bilaterais e o caminho de Kiev rumo à adesão à UE.
“Durante nossa ligação, informei Peter Szijjarto sobre a escalada do terrorismo na Rússia e reiterei o compromisso da Ucrânia com os esforços de paz. Precisamos do apoio consolidado da comunidade internacional para aumentar a pressão sobre a Rússia e avançar no processo de paz”, disse Sybiha no Telegram.
Ele observou que as discussões abrangeram a próxima visita do vice-primeiro-ministro ucraniano Taras Kachka a Budapeste e consultas sobre os direitos da minoria nacional húngara.
“A Ucrânia está pronta para trabalhar em todas as questões bilaterais de maneira mutuamente respeitosa”, acrescentou.
Sybiha enfatizou a necessidade de abrir grupos de negociação nas negociações de adesão da Ucrânia à UE “o mais rápido possível” e pediu que todos os estados-membros da UE apoiassem a medida.
Ele também saudou o acordo de fornecimento de gás de 10 anos da Hungria com a Shell, descrevendo-o como um “passo marcante para fortalecer a segurança energética da nossa região e de toda a Europa”.
“A segurança da Ucrânia e da Europa é indivisível e fortalecê-la é nosso interesse comum. A cooperação pragmática e mutuamente benéfica entre nossas duas nações é fundamental, e propomos que o lado húngaro trabalhe nisso de forma construtiva”, afirmou.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!