O Ministério das Relações Exteriores da Polônia informou nesta quinta-feira (11) que pediu ao Conselho de Segurança da ONU a realização de uma reunião de emergência para discutir a violação do espaço aéreo polonês por drones da Rússia ocorrida esta semana.
A Polônia é um país-membro da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e pode convocar ajuda de outros membros dos blocos para defender seu país, escalando uma guerra sem precedentes na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
“(Estamos) chamando a atenção do mundo para este ataque sem precedentes de drones russos contra um membro da ONU, UE e OTAN”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Radosław Sikorski, à imprensa local. “Já compareci perante o Conselho (de Segurança) da ONU no passado e me parece que nossos argumentos foram convincentes”, continuou ele.
Moscou negou responsabilidade pelo incidente, afirmando que drones vieram de um grande ataque a instalações militares no oeste da Ucrânia — que a Rússia invadiu em 2022 — e não existiu nenhum plano para que eles atacassem a Polônia.