Exportações de café especial do Brasil aos EUA caem em 69,6% após tarifaço

O tarifaço de Trump contra produtos brasileiros, que entrou em vigor em agosto, causou uma brusca queda nas exportações de café especial aos EUA. O Brasil enviou 21.679 sacas do grão aos Estados Unidos em agosto, representando uma queda de 69,6% na comparação com julho deste ano.

Já em relação a agosto de 2024, as vendas caíram 79,5%, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Outro produto similar também sofreu com as tarifas. Ocafé solúvel sofreu com uma queda nas exportações de 50,1% em relação a julho e 59,9% na comparação com agosto do ano passado, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).

O impacto do tarifaço na exportação do café brasileiro também já havia sido percebido pelo setor produtivo. Segundo o Cecafé, em agosto de 2025, o Brasil exportou 17,5% menos café de todos os tipos na comparação com o mesmo mês do ano passado. A Alemanha, inclusive, ultrapassou os EUA como maior importador do produto brasileiro.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.