Além do RNG: quais elementos tecnológicos criam o efeito “só mais uma rodada” 

Quando se fala em jogos de aposta ou jogos digitais que envolvam mecânicas de risco, o termo “RNG” é bastante comum. Estas três letras simbolizam uma sigla para Random Number Generator, ou, em tradução literal, gerador de números aleatórios. Esse tipo de recurso assegura que cada resultado seja imprevisível, fazendo com que o jogador não saiba, nunca, quem vai ganhar ou quem vai perder. Ele ajuda a manter aquela famosa sensação de “só mais uma rodada”. Porém, esse sentimento vai muito além dos RNGs, e, por trás, existem muitos outros aspectos tecnológicos, de design e psicológicos incorporados nos jogos modernos que ajudam a impulsionar ainda mais esse sentimento e vontade de continuar jogando. Saiba mais sobre isso a seguir. 

Elementos complementares fazem a diferença 

Enquanto os Geradores de Números Aleatórios são meros recursos dos bastidores (embora muito importantes, é claro), alguns outros elementos possuem tanto impacto quanto. O design da interface do usuário, os estímulos sensoriais, as recompensas e o modo como as partidas se estruturam são alguns deles. Sem um bom estímulo, não há gerador de números aleatórios que seja capaz de impulsionar esta sensação. 

Quando o aspecto em questão é a jogabilidade, um efeito poderoso é o “near-miss”. Basicamente, ele ocorre quando o resultado parece muito próximo da vitória, mas no final, pode rapidamente mudar de contexto. Neste caso, o jogador tende a “tentar mais uma vez”, pois acredita que sua experiência esteve muito próxima da vitória – e isso pode ser muito empolgante e convidativo, afinal, o desejo de vencer permanece.  Junto disso, alguns games apostam em cronogramas variáveis de recompensa – ou seja, o player não tem conhecimento sobre quando e quanto vai ganhar se vencer aquela rodada, o que fortalece alguns sentimentos positivos, que acabam resultando em um desejo ainda maior de seguir jogando. Esse tipo de esquema, além de ser muito estimulante e convidativo, é bastante significativo para manter o engajamento, afinal, a incerteza gera a antecipação e, ela por si só, é bastante motivadora – e torna a experiência nos virtuals ainda mais animadora.  

Audiovisual: elementos que se complementam são essenciais 

Pequenas vitórias, mesmo que não impactem financeiramente, costumam ser enfatizadas com efeitos visuais chamativos e festivos. Junto disso, sons comemorativos, vibrações e outros elementos, ajudam a reforçar positivamente a sensação de vitória. Jogos como aviator aposta usam bastante destes elementos. Esse reforço, ainda que simbólico, ajuda o jogador a se manter focado e disposto a seguir jogando – e, por óbvio, contribui diretamente para a sensação de “só mais uma rodada”. 

Nesta mesma linha, jogos projetados com transições rápidas entre as rodadas reduzem o tempo de espera e, com isso, fazem com que o jogador se sinta convidado a seguir jogando. Poucos cliques, rodadas automáticas, poucos botões e menos telas de transição: tudo isso ajuda a estimular a jogar novamente e, consequentemente, contribui para que o player siga por pelo menos mais uma rodada.  

Personalização como aspecto fundamental 

As plataformas digitais hoje conseguem oferecer experiências cada vez mais personalizadas, baseadas no perfil de cada jogador. Assim, conseguem proporcionar experiências baseadas no tempo de jogo, em taxas de retenção, de preferência de jogo e de comportamento de cada player. Todas estas soluções surgem a partir da própria jornada do jogador nos players e, com isso, servem de base para que os desenvolvedores possam criar alternativas e ofertas especiais, capazes de reter a atenção e, quem sabe, convencer o jogador que ainda vale a pena permanecer no game. Em jogos bem desenhados, é difícil para o jogador perceber quanto tempo passou ou quanto já ganhou ou perdeu, pois a experiência torna-se tão natural e positiva, que ele sequer percebe que o tempo está passando. Uma interface contínua, sem interrupções, sem limites e sem alertas: tudo isso favorece que se entre em uma zona de conforto e, consequentemente, em novas rodadas. Isso ajuda a explicar um pouco os motivos pelos quais o mercado de jogos tem crescido tanto. 

Conclusão 

Muitas características contribuem diretamente para o efeito de “só mais uma rodada”. Ela é, na prática, aquela vontade de seguir jogando, por pelo menos mais um tempo. Tecnologia, design e elementos relacionados ao comportamento humano são fundamentais para isso, indo muito além do simples RNG. Enquanto o RNG oferece a imprevisibilidade, os outros elementos tornam o jogo emocionalmente absorvente, estimulante, personalizado e, muitas vezes, desenhado para superar qualquer resistência em seguir jogando. Para os jogadores, é importante entender como estes mecanismos funcionam, percebendo os gatilhos e, a partir dele, estabelecendo os próprios limites para que a experiência continue, sempre, sendo muito positiva.  

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.