Ipespe: Percepção positiva sobre governo Lula também disparou em setembro

13.09.2025 - Visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) para acompanhar a execução do “Dia E” – Ebserh em Ação: Mutirão Nacional para Redução das Filas do SUS Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) para acompanhar a execução do “Dia E” – Ebserh em Ação: Mutirão Nacional para Redução das Filas do SUS. Brasília -DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

A percepção dos brasileiros sobre o noticiário envolvendo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou melhora em setembro em comparação a julho, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (25). O levantamento entrevistou 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro.

De acordo com a CNN Brasil, que publicou os resultados, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95,45%.

Os dados mostram que 38% dos entrevistados avaliam que as notícias recentes sobre o governo foram favoráveis, enquanto 35% as consideram desfavoráveis. Outros 19% julgaram que as informações foram neutras, e 7% não souberam ou preferiram não responder.

Avaliação do noticiário sobre o governo Lula

Avaliação das notícias

Percentual

Favoráveis 38%

Desfavoráveis 35%

Neutras 19%

Não souberam / não responderam 7%

Temas mais lembrados pelos brasileiros

O levantamento também questionou os participantes sobre quais notícias ligadas ao governo Lula tiveram mais repercussão nas redes sociais, na televisão, no rádio, nos jornais e na internet. Cada entrevistado pôde mencionar mais de um tema.

Tema mais lembrado

Percentual

Tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump 9%

Roubo no INSS 5%

Posicionamento de Lula sobre o tarifaço 4%

PEC da blindagem (com posicionamento contrário do presidente) 4%

Vale Gás 3%

Programas sociais 2%

Condenação de Jair Bolsonaro 2%

Redução do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil 1%

Queda do desemprego 1%

Saúde, inflação, Bolsa Família, novos acordos comerciais e investimentos em energia solar 1% ou menos

O instituto reforçou que a pesquisa foi realizada antes do discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e das manifestações ocorridas em 21 de setembro, portanto, esses eventos não influenciaram os resultados.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.