Apple retira aplicativos de rastreamento de autoridades de imigração dos EUA

Reuters

A Apple retirou do mercado aplicativos que permitiam aos usuários sinalizar avistamentos de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

A gigante da tecnologia disse à BBC que removeu o ICEBlock de sua App Store depois que as autoridades policiais a alertaram sobre “riscos de segurança” associados a ele e a “aplicativos semelhantes”.

De acordo com uma declaração enviada à Fox News Digital, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, “exigiu” a remoção do aplicativo, dizendo que ele foi “projetado para colocar os agentes do ICE em risco”.

O criador do aplicativo disse que tais alegações eram “patentemente falsas” e acusou a Apple de “capitular a um regime autoritário”.

O ICEBlock está entre vários aplicativos lançados este ano em resposta à repressão do presidente Trump à imigração ilegal e ao aumento das batidas do ICE.

Críticos — como o criador do ICEBlock — acusam o governo de abusar de seus poderes e “levar terror” às ruas dos EUA.

O aplicativo gratuito funciona mostrando os movimentos dos agentes de imigração. Ele já foi baixado mais de um milhão de vezes nos EUA.

No entanto, Bondi argumentou que estava sendo usado para atingir agentes do ICE, com o FBI dizendo que o homem que atacou uma instalação do ICE em Dallas em setembro – matando dois detidos – usou aplicativos semelhantes para rastrear os movimentos dos agentes e seus veículos.

Em um comunicado, a Apple disse: “Criamos a App Store para ser um lugar seguro e confiável para descobrir aplicativos.

“Com base nas informações que recebemos das autoridades policiais sobre os riscos de segurança associados ao ICEBlock, removemos este e outros aplicativos semelhantes da App Store.”

Mas seu criador, Joshua Aaron, negou que isso representasse uma ameaça.

“O ICEBlock não é diferente de radares de crowdsourcing, usados ​​por todos os aplicativos de mapeamento famosos, incluindo o aplicativo Maps da Apple”, disse ele.

“Este é um discurso protegido pela primeira emenda da Constituição dos Estados Unidos.”

O governo dos EUA pode proibir aplicativos que rastreiam agentes do ICE?

Aaron, que trabalhou na indústria de tecnologia por anos, disse anteriormente à BBC Verify que desenvolveu o aplicativo devido à preocupação com o aumento nas batidas de imigração.

“Eu certamente acompanhei de perto o primeiro governo de Trump e depois ouvi a retórica durante a campanha do segundo”, disse ele.

“Meu cérebro começou a pensar no que iria acontecer e no que eu poderia fazer para manter as pessoas seguras.”

A Casa Branca e o FBI criticaram o aplicativo depois que ele foi lançado em abril e os downloads aumentaram.

Publicado originalmente pela BBC News em 03/10/2025

Por Liv McMahon – Repórter de tecnologia

Reportagem adicional: Josh Cheetham e Nick Beake

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.