Em publicação nesta segunda-feira (6), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que não permitirá que “oportunistas” aproveitem o momento político para criar alternativas ao ex-presidente Jair Bolsonaro ou tratar sua liderança como “carniça política” a ser “rapinada por abutres”. A mensagem postada em sua conta no X compara a situação atual com a de 2018 e reafirma o compromisso pessoal do parlamentar com a manutenção do capital político da família.
No texto, Eduardo critica tentativas de apresentar nomes alternativos ao bolsonarismo e associa a estratégia a campanhas de desmoralização já vistas em eleições passadas: “É igual a JB em 2018, anunciado como perdedor das eleições por pesquisas, ‘especialistas’, imprensa, elite política e etc.”. O deputado diz que não permitirá que tais “confabulações” prosperem.
O post foi publicado num momento de tensão interna no campo da direita, com debates em curso sobre lideranças e pré-candidaturas para 2026. O tuíte surge em meio a articulações e divergências entre aliados do ex-presidente e esforços de diferentes grupos para ocupar o espaço político aberto após a inelegibilidade de Bolsonaro.