Lula cogita viagem aos EUA para encontro com Donald Trump

Foto: Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa telefônica que marcou um novo capítulo nas relações entre os dois países. O diálogo foi visto como cordial e produtivo, sem menções a temas políticos internos.

Durante a ligação — a primeira de maior duração entre os líderes desde o breve encontro que tiveram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU —, Lula se mostrou disposto a viajar aos Estados Unidos para uma reunião presencial. A possibilidade de que o encontro ocorra no Brasil também está em análise, embora a data e o local ainda não tenham sido definidos.

A condução da interlocução pelos próximos meses ficará a cargo do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, cuja designação causou preocupação em parte da diplomacia brasileira. Rubio é conhecido por críticas anteriores a posições do governo brasileiro e por sua proximidade com setores conservadores dos EUA.

A ligação é interpretada como um avanço nas relações diplomáticas entre Brasília e Washington, que completam 201 anos de laços oficiais em 2025. O gesto de reaproximação ocorre em meio ao interesse de ambos os países em fortalecer cooperações comerciais e estratégicas.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.