Menu

Bolsonaristas frustram expectativas após silêncio de Marco Rubio em conversa com Mauro Vieira

A aguardada conversa entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (9), frustrou a expectativa de grupos bolsonaristas que esperavam uma manifestação crítica do novo chefe da diplomacia americana ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O telefonema teve tom […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Marco Rubio. Foto: Daniel Torok/White House

A aguardada conversa entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (9), frustrou a expectativa de grupos bolsonaristas que esperavam uma manifestação crítica do novo chefe da diplomacia americana ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O telefonema teve tom diplomático e tratou exclusivamente de temas econômicos e comerciais, conforme indicaram comunicados oficiais de ambos os países.

Em nota, o Departamento de Estado descreveu a conversa como “positiva”, destacando que Rubio e Vieira “coordenaram os próximos passos após o diálogo de segunda-feira entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva”. O texto também informou que ambos concordaram em se reunir “em breve” e estabelecer “um mecanismo bilateral para promover interesses econômicos mútuos e prioridades regionais importantes”.

Do lado brasileiro, o Itamaraty confirmou que o contato foi cordial e que os chanceleres acertaram uma reunião em Washington, ainda sem data definida. O ministério informou que o encontro servirá para “dar seguimento às questões econômico-comerciais” definidas pelos dois presidentes e reafirmou o convite de Rubio para que Vieira integre pessoalmente a delegação brasileira.

Nas redes sociais, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro reagiram com decepção à ausência de críticas ou referências políticas na declaração do secretário de Estado. Muitos esperavam que Rubio, aliado republicano e figura próxima à direita latino-americana, fizesse algum gesto simbólico de alinhamento ideológico com o ex-presidente brasileiro ou, ao menos, marcasse distância de Lula. Em vez disso, o comunicado reforçou a continuidade do diálogo entre os governos Trump e Lula — algo visto como técnico e não ideológico.

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes