Menu

Por que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram enxotados da Secretaria de Estado?

Dias depois da reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, começaram a vazar mais detalhes sobre o que realmente aconteceu nos bastidores da diplomacia entre os dois países. Entre as revelações mais surpreendentes está a forma como Eduardo Bolsonaro e Paulo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Dias depois da reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, começaram a vazar mais detalhes sobre o que realmente aconteceu nos bastidores da diplomacia entre os dois países. Entre as revelações mais surpreendentes está a forma como Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram recebidos na Secretaria de Estado na véspera do encontro oficial entre os chanceleres.

Segundo informações que chegam de Washington por diversas fontes, a dupla tentou sabotar a reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio. Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram à Secretaria de Estado com a intenção de falar com Rubio ou alguém próximo a ele, mas foram literalmente enxotados do local. A decisão veio do alto, diretamente da Casa Branca, na boca do próprio presidente Donald Trump. A ordem agora é clara: retomada e normalização das relações políticas e comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos.

A informação foi confirmada pela Globo News, que revelou detalhes da passagem fugidia de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo pelo Departamento de Estado. Quando chegaram ao local, foram informados de que a agenda havia mudado e as prioridades também. Disseram a eles que, por causa da China, os Estados Unidos estavam precisando do Brasil. Em seguida, foram postos para correr. Não se demoraram no Departamento de Estado, não conseguiram ser recebidos por Rubio, e não há sequer registro fotográfico oficial da visita, o que deixa claro o caráter protocolar mínimo e constrangedor do episódio.

Enquanto isso, a reunião oficial entre Marco Rubio, o representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer e o ministro Mauro Vieira transcorreu de forma positiva. Em declaração conjunta divulgada pela conta oficial “USA em Português”, os três confirmaram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. Concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar pela realização de uma reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível.

Os vídeos que Eduardo Bolsonaro tem divulgado nos últimos dias nas redes sociais são todas tentativas de desviar a atenção e ganhar um pouco de tempo para manter a massa de bolsonaristas iludida por mais alguns dias. No mesmo dia da reunião entre os chanceleres, ele postou um vídeo criticando os resultados do encontro, afirmando que o Brasil não conseguiu nada do que pediu. Depois, divulgou outro vídeo repercutindo uma coletiva do secretário do Tesouro Scott Bessent e do representante comercial Jamieson Greer, tentando sustentar a narrativa de que as tarifas impostas ao Brasil têm motivações políticas relacionadas a Alexandre de Moraes e ao Supremo Tribunal Federal.

Mas as informações estão chegando. Agora já está cada vez mais confirmado que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo perderam completamente a influência que imaginavam ter em Washington. Está confirmado que a Secretaria de Estado cortou relações com a dupla. Embora ainda haja incerteza em função das características bizarras das novas diretrizes da Casa Branca, que são basicamente caracterizadas por uma imprevisibilidade total, o fato é que até o momento a ordem vinda da Casa Branca é de normalização das relações com o Brasil.

A tentativa de sabotagem fracassou. Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram enxotados da Secretaria de Estado, e a diplomacia oficial entre Brasil e Estados Unidos segue seu curso, agora com perspectivas de reaproximação e diálogo construtivo entre os dois países.

, , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes