Comentários sobre: Foto de Lula com Trump na Malásia quebra recordes e se torna a imagem mais viral da história do presidente nas redes sociais https://www.ocafezinho.com/2025/10/28/foto-de-lula-com-trump-na-malasia-quebra-recordes-e-se-torna-a-imagem-mais-viral-da-historia-do-presidente-nas-redes-sociais/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Tue, 28 Oct 2025 15:52:30 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Marco Paulo Valeriano de Brito https://www.ocafezinho.com/2025/10/28/foto-de-lula-com-trump-na-malasia-quebra-recordes-e-se-torna-a-imagem-mais-viral-da-historia-do-presidente-nas-redes-sociais/#comment-787576 https://www.ocafezinho.com/?p=219974#comment-787576 SERÁ ISSO A BOA POLÍTICA E A NECESSIDADE INDECLINÁVEL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS?

Nunca conseguirei aceitar e compreender a política da diplomacia pragmática, que leva um personagem da democracia popular ter que apertar a mão de um agente do neonazifascismo.
No meu âmago é como ver um passarinho confraternizando com um felino.
A diplomacia requer elasticidade, contudo, não vão me convencer que se faz necessário ser amigo de desumanos.
Lula é um líder-estadista pacifista, que já deveria ter sido agraciado por um Nobel da Paz.
Donald Trump é um agente da desumanidade, Senhor de Sanções e líder filiado ao fascismo, que a extrema-direita global remasterizou neste início do século XXI.
Lula é da estirpe de Mahatma Gandhi e de Nelson Mandela, portanto, um cidadão do desenvolvimento sustentável, do eco-humanismo, da multilateralidade e da cooperação entre os Estados-Nações e seus povos.
Trump é um legado da herança maldita de todos os tiranos, que já passaram por este planeta Terra.
Não creio que o Brasil e o Povo Brasileiro precisem dessa imagem, que materializa o cinismo e a hipocrisia, para seguirmos no nosso caminho por autonomia, independência, identidade, pertencimento e soberania.
Lula cumpriu um ritual imposto pelas elites dominantes, numa incoerência sobre tudo o que prega como ideia e ideal de Civilização e Sociedade.
Donald Trump exerceu o arrogante despotismo dos cínicos e não abriu mão da hipocrisia dos imperadores do Capital.
A altivez e a pró-atividade de Luiz Inácio Lula da Silva não desmontaram a armadilha do Império do Capitalismo Norte-Ocidental.
Trump usou de outra estratégia, “química”, que nos será tóxica, e “física”, que tem a oculta intenção de dobrar o Brasil e nos levar de volta ao cercado do quintal estadunidense.
As oligarquias do atraso do Brasil, todo o mercado rentista e suas mídias porta-vozes, vassalos dos interesses dos EUA e da União Europeia, estão comemorando esse encontro ‘químico’, e essa euforia elitista sinaliza quem foi que saiu vencedor no flerte entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.
A foto de Lula-Trump está registrada, na Galeria de Artimanhas da Vida, resta sabermos quem entrará para o legado da história da humanidade, como um construtor de estradas, pontes e viadutos; e quem irá para o mausoléu dos erguedores de muralhas, exterminadores de sonhos e financiadores de genocídios.
A diplomacia é um exercício de passagem e uma quimera das relações humanas.
A humanidade precisa do pragmatismo, no cotidiano imediato, mas só a ideologia lhe garante a vida mediata presente e a existência humana futura.
Que Luiz Inácio Lula da Silva esteja sempre atento, não se perca no caminho político e nunca se deixe envolver pelo utilitarismo.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enfermeiro-Sanitarista, Professor, Gestor Público e Servidor Público Federal Aposentado do Ministério da Saúde do Brasil
Filiado ao Partido dos Trabalhadores

Brasil, 28 de outubro de 2025 – Dia Nacional dos Servidores Públicos do Brasil.

NOTA II – Edição final do artigo.

]]>
Por: Marco Paulo Valeriano de Brito https://www.ocafezinho.com/2025/10/28/foto-de-lula-com-trump-na-malasia-quebra-recordes-e-se-torna-a-imagem-mais-viral-da-historia-do-presidente-nas-redes-sociais/#comment-787575 https://www.ocafezinho.com/?p=219974#comment-787575 SERÁ ISSO A BOA POLÍTICA E A NECESSIDADE INDECLINÁVEL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS?

Nunca conseguirei aceitar e compreender a política da diplomacia pragmática, que leva um personagem da democracia popular ter que apertar a mão de um agente do neonazifascismo.
No meu âmago é como ver um passarinho confraternizando com um felino.
A diplomacia requer elasticidade, contudo, não vão me convencer que se faz necessário ser amigo de desumanos.
Lula é um líder-estadista pacifista, que já deveria ter sido agraciado por um Nobel da Paz.
Donald Trump é um agente da desumanidade, Senhor de Sanções e líder filiado ao fascismo, que a extrema-direita global remasterizou neste início do século XXI.
Lula é da estirpe de Mahatma Gandhi e de Nelson Mandela, portanto, um cidadão do desenvolvimento sustentável, do eco-humanismo e da multilateralidade e da cooperação entre as estados-nações e seus povos.
Trump é um legado da herança maldita de todos os tiranos, que já passaram por este planeta Terra.
Não creio que o Brasil e o Povo Brasileiro precisem dessa imagem, que materializa o cinismo e a hipocrisia, para seguirmos no nosso caminho por autonomia, independência, identidade, pertencimento e soberania.
Lula cumpriu um ritual imposto pelas elites dominantes, numa incoerência sobre tudo o que prega como ideia e ideal de Civilização e Sociedade.
Donald Trump exerceu o arrogante despotismo dos cínicos e não abriu mão da hipocrisia dos imperadores do Capital.
A altivez e a pró-atividade de Luiz Inácio Lula da Silva não desmontaram a armadilha do Império do Capitalismo Norte-Ocidental.
Trump usou de outra estratégia, “química”, que nos será tóxica, e “física”, que tem a oculta intenção de dobrar o Brasil e nos levar de volta ao cercado do quintal estadunidense.
As oligarquias do atraso do Brasil, todo o mercado rentista e suas mídias porta-vozes, vassalos dos interesses dos EUA e da União Europeia, estão comemorando esse encontro ‘químico’, e essa euforia elitista sinaliza quem foi que saiu vencedor no flerte entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.
A foto de Lula-Trump está registrada, na Galeria de Artimanhas da Vida, resta sabermos quem entrará para o legado da história da humanidade, como um construtor de estradas, pontes e viadutos; e quem irá para o mausoléu dos erguedores de muralhas, exterminadores de sonhos e financiadores de genocídios.
A diplomacia é um exercício de passagem e uma quimera das relações humanas.
A humanidade precisa do pragmatismo, no cotidiano imediato, mas só a ideologia lhe garante a vida mediata presente e a existência humana futura.
Que Luiz Inácio Lula da Silva esteja sempre atento, não se perca no caminho político e nunca se deixe envolver pelo utilitarismo.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enfermeiro-Sanitarista, Professor, Gestor Público e Servidor Público Federal Aposentado do Ministério da Saúde do Brasil
Filiado ao Partido dos Trabalhadores

Brasil, 28 de outubro de 2025 – Dia Nacional dos Servidores Públicos do Brasil.

NOTA: Artigo editado, com alterações e correções, feitas pelo autor.

]]>
Por: Tonho https://www.ocafezinho.com/2025/10/28/foto-de-lula-com-trump-na-malasia-quebra-recordes-e-se-torna-a-imagem-mais-viral-da-historia-do-presidente-nas-redes-sociais/#comment-787574 https://www.ocafezinho.com/?p=219974#comment-787574 A unica coisa que consegui é a foto.

]]>
Por: Marco Paulo Valeriano de Brito https://www.ocafezinho.com/2025/10/28/foto-de-lula-com-trump-na-malasia-quebra-recordes-e-se-torna-a-imagem-mais-viral-da-historia-do-presidente-nas-redes-sociais/#comment-787573 https://www.ocafezinho.com/?p=219974#comment-787573 SERÁ ISSO A BOA POLÍTICA E A NECESSIDADE INDECLINÁVEL?

Nunca conseguirei aceitar e compreender a política da diplomacia pragmática, que leva um personagem da democracia popular ter que apertar a mão de um agente do neonazifascismo.
No meu âmago é como ver um passarinho confraternizando com um felino.
A diplomacia requer elasticidade, contudo, não vão me convencer que se faz necessário ser amigo de desumanos.
Lula é um líder-estadista pacifista, que já deveria ter sido agraciado por um Nobel da Paz.
Donald Trump é um agente da desumanidade, senhor de sanções e filiado ao fascismo que a extrema-direita global remasterizou neste início do século XXI.
Lula é da estirpe de Mahatma Ghandi en Nelson Mandela, portanto, um cidadão do desenvolvimento sustentável, do eco-humanismo e da multi fraternidade entre as estados-nações e seus povos.
Trump é um legado da herança maldita de todos os tiranos, que já passaram por este planeta Terra.
Não creio que o Brasil e o Povo Brasileiro precisassem dessa imagem, que materializa o cinismo e a hipocrisia, para seguirmos no nosso caminho por autonomia, independência, identidade, pertencimento e soberania.
Lula cumpriu um ritual imposto pelas elites dominantes, numa incoerência sobre tudo o que prega como ideia e ideal.
Donald Trump exerceu o arrogante despotismo dos cínicos e não abriu mão da hipocrisia dos imperadores.
A altivez de Luiz Inácio Lula da Silva não desmontou a armadilha do império do Capitalismo Norte Ocidental.
Trump usou de outra estratégia, química, que nos será tóxica, e física, que tem a oculta intenção de dobrar o Brasil e nos levar de volta ao cercado quintal estadunidense.
As oligarquias do atraso do Brasil, todo o mercado rentista e suas mídias porta-vozes, vassalos dos interesses dos EUA e da União Europeia, estão comemorando esse encontro químico, e essa euforia elitista sinaliza quem saiu vencedor no flerte entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.
A foto Lula-Trump está registrada, na Galeria de Artes da Vida, resta sabermos quem entrará para o legado da história da humanidade, como um construtor de estradas, pontes e viadutos, e quem irá para o mausoléu dos erguedores de muralhas, exterminadores de sonhos e financiadores de genocídios.
A diplomacia é um exercício de passagem e uma quimera das relações humanas.
A humanidade precisa do pragmatismo, mas só a ideologia lhe garante a vida presente e futura.
Que Luiz Inácio Lula da Silva esteja sempre atento, não se perca no caminho político e nunca se deixe envolver pelo utilitarismo.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enfermeiro-Sanitarista, Professor, Gestor Público e Servidor Público Federal Aposentado do Ministério da Saúde do Brasil
Filiado ao Partido dos Trabalhadores

Brasil, 28 de outubro de 2025 – Dia Nacional dos Servidores Públicos do Brasil.

]]>