Ministério dos Direitos Humanos acompanha operação no RJ com preocupação

Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo nota, enfrentamento ao crime organizado deve ser conduzido com base em inteligência, planejamento estratégico e, sobretudo, na preservação da vida

Durante operação, na terça-feira (28), agentes da Polícia Militar fazem guarda perto de filas nos pontos de ônibus na região da Central do Brasil
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) afirma que acompanha com preocupação a operação da Polícia Militar no Complexo do Alemão e em outras regiões do Rio de Janeiro, que resultou na morte de pelo menos 60 pessoas, entre civis e policiais.

O MDHC reafirma que o enfrentamento ao crime organizado deve ser conduzido com base em inteligência, planejamento estratégico e, sobretudo, na preservação da vida.

A segurança pública deve proteger todas as pessoas, com atenção para pessoas em situações de maior vulnerabilidade. O Estado deve agir com firmeza e responsabilidade, sempre orientado pelos direitos humanos e pela Constituição.

A política de segurança pública deve ser pautada por estratégia, planejamento e pelo princípio fundamental da preservação da vida — única base legítima para garantir paz, justiça e segurança para toda a sociedade brasileira.

Publicado originalmente pela Agência Gov em 28/10/2025

Por Ministério dos Direitos Humanos

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.