Lula lança fundo para ampliar crédito a ônibus elétricos e acelerar descarbonização do transporte público

O Ministério das Cidades anunciou nesta quarta-feira (5/11), durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, a criação do Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso de estados e municípios a financiamentos de longo prazo para a eletrificação do transporte público.

“Ao promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano equitativo, fortalecemos a capacidade das cidades de enfrentar a crise climática e melhorar a vida cotidiana das pessoas”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.

Captação e metas do fundo

O mecanismo foi desenvolvido em parceria com Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, Mitigation Action Facility e WRI Brasil. A meta é mobilizar cerca de 80 milhões de euros em recursos para reduzir riscos de crédito e facilitar a aquisição de ônibus elétricos e a implantação de infraestrutura de recarga.

Com a entrada de capital privado, o fundo poderá alavancar aproximadamente 450 milhões de euros em investimentos até 2030, suficientes para viabilizar a compra de mais de 1.700 ônibus elétricos.

O projeto contou com apoio técnico do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), da Catalytic Finance Foundation e da C40 Cities. A proposta responde à dificuldade recorrente das cidades brasileiras em acessar crédito barato para financiar infraestrutura de baixa emissão.

Estratégia federal para mobilidade sustentável

O fundo integra um conjunto de ações coordenadas pelo Ministério das Cidades para apoiar governos locais na transição para frotas menos poluentes. A estratégia inclui políticas de planejamento urbano, financiamento de projetos e incentivos à substituição de veículos a diesel por modelos elétricos.

De acordo com a pasta, a eletrificação do transporte público é vista como medida essencial para reduzir emissões urbanas, diminuir ruídos e custos operacionais e ampliar a eficiência dos sistemas de mobilidade. As ações fazem parte da agenda federal apresentada durante a COP30, que ocorre em Belém entre 6 e 21 de novembro.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.