O Brasil foi reeleito para presidir o United Nations World Tourism Organization (UN Tourism) — mais precisamente, assumiu a presidência do UN Tourism Executive Council (Conselho-Executivo) para o mandato em curso, posição que reforça sua inserção no cenário internacional do turismo. De acordo com a página oficial da agência, o Brasil figura como “Chair” do Executivo em 2025.
A eleição representa importante reconhecimento da atuação brasileira no setor, em paralelo ao avanço de programas de investimentos e atração de turistas estrangeiros. Conforme comunicado do governo brasileiro, o país, por meio do ministro do Turismo Celso Sabino, assumiu a presidência em 23 de janeiro de 2025, em evento realizado em Madrid.
No pronunciamento de posse, Sabino destacou que “é hora de promover justiça, solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade” no turismo mundial e afirmou que há “muito a ser feito, principalmente em termos de legislação e regulação do setor”.
O Conselho-Executivo da UN Tourism, órgão responsável por definir políticas e diretrizes estratégicas para o turismo internacional, terá no Brasil um protagonista nessa agenda.
Para o governo brasileiro, a presidência do Conselho constitui avanço no reposicionamento do país no palco global. O embaixador do Brasil junto à Espanha, Orlando Leite Ribeiro, afirmou que esse resultado “reforça o reconhecimento” do esforço da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para incrementar a visibilidade internacional do Brasil.
A tomada de posição do Brasil ocorre ao mesmo tempo em que o país inaugura o primeiro escritório regional da UN Tourism nas Américas, instalado no Rio de Janeiro. Segundo nota da pasta do Turismo, o escritório deve servir para articular políticas e promover o turismo de forma mais integrada no continente.
A decisão também traz implicações práticas para o setor turístico brasileiro: com a presidência, aumentam as oportunidades de influenciar a agenda global de turismo sustentável, e de atrair investimentos associados ao setor no Brasil. Em comunicado do governo, foi citado que, nos primeiros três trimestres de 2024, o país recebeu cerca de US$ 212 milhões em receitas internacionais ligadas a atividades turísticas, o que representou crescimento de 231% sobre o mesmo período de 2023.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!