Incêndio atinge pavilhão na COP30 e paralisa atividades; fogo é controlado sem feridos

Foto: Arshreet Singh/Carbon Pulse

Um incêndio atingiu nesta quinta-feira (20) um dos pavilhões da COP30, em Belém (PA), interrompendo temporariamente as atividades da conferência. O fogo começou pouco depois das 14h na chamada Zona Azul e foi controlado em cerca de 30 minutos, segundo o Ministério do Turismo e a organização do evento. Todas as pessoas que estavam no local foram orientadas a evacuar a área por medida de segurança, o que levou à paralisação dos trabalhos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou por volta das 14h30 que o incêndio já havia sido controlado. A organização reforçou que o episódio não deixou feridos. As chamas atingiram parte do Pavilhão dos Países, e a energia elétrica da área interna precisou ser desligada. O governador Helder Barbalho informou à jornalista Andréia Sadi que o fogo teria começado em um estande da Índia.

Embora o incidente tenha ocorrido na Zona Azul, espaço que abriga negociadores e ministros, as salas onde ocorrem as negociações oficiais não foram afetadas. Em entrevista, Helder Barbalho disse que as equipes trabalham com duas hipóteses para a origem do fogo: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand. Ele reiterou que não houve feridos e que a ONU aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades.

O Pavilhão dos Países é a área da COP30 dedicada às exposições oficiais das delegações nacionais e de organizações internacionais. Localizado na entrada da Blue Zone, abriga estandes onde ocorrem debates, mesas temáticas e apresentações de projetos ligados à agenda climática. O espaço reúne observadores, representantes técnicos, instituições parceiras e organismos internacionais, como a ONU e a OTCA. Funcionando como uma vitrine, esse pavilhão é usado para que cada país apresente suas estratégias e iniciativas, além de sediar encontros bilaterais e atividades paralelas relacionadas às negociações do clima.

Lucas Allabi: Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.