Menu

CGU demite ex-secretário da Receita que atuou para liberar joias sauditas de Bolsonaro

A Controladoria-Geral da República (CGU) determinou a demissão de Julio César Vieira Gomes, ex-secretário da Receita Federal que atuou na tentativa de liberar as joias dadas pelo regime da Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (25). Segundo o despacho publicado pela CGU, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A Controladoria-Geral da República (CGU) determinou a demissão de Julio César Vieira Gomes, ex-secretário da Receita Federal que atuou na tentativa de liberar as joias dadas pelo regime da Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi oficializada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (25).

Segundo o despacho publicado pela CGU, Julio César foi afastado por duas razões principais: ele se valeu do seu cargo para obter proveito pessoal e descumpriu deveres funcionais, como lealdade à instituição e respeito às normas legais e regulamentares. Com a sanção, ele fica impedido de ocupar cargo público federal por cinco anos.

Julio César já havia sido exonerado em 2023 do cargo de auditor-fiscal por determinação judicial. Naquele momento, o então secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, afirmou que havia uma investigação preliminar sumária em andamento na própria CGU para apurar a conduta do servidor.

Na época, a defesa de Gomes declarou que a exoneração havia ocorrido “a pedido”.

O ex-secretário entrou no foco das investigações após atuar para liberar um conjunto de joias de alto valor presenteado ao ex-presidente Bolsonaro. O caso ganhou repercussão nacional e passou a ser apurado por diferentes órgãos de controle por possível irregularidade na incorporação dos itens ao patrimônio público.

, ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes