Cúpula Popular do Brics reúne 21 países no Rio para debater cooperação entre o Sul Global

A Cúpula Popular discute multipolaridade, governança global e alternativas ao modelo econômico dominante, destacando a relevância dos povos do Sul Global nas novas agendas / Reprodução

Cerca de 150 pessoas se reunirão no Rio de Janeiro em dezembro para ampliar a participação da sociedade civil nos processos decisórios da governança mundial. Dilma Rousseff, ex-presidenta do Brasil e atual líder do Banco do BRICS, confirmou participação


Entre os dias 1º e 4 de dezembro, a cidade do Rio de Janeiro sedia a Cúpula Popular do Brics, evento criado para integrar movimentos sociais e populares ao bloco, composto por 11 países de mercado emergente, e articular a participação da sociedade civil na elaboração de propostas voltadas à cooperação entre os Povos do Sul Global. O evento acontece no Armazém da Utopia, no centro do Rio, das 8h30 às 19h, e deve reunir cerca de 150 pessoas.

Durante o encontro serão debatidos diversos temas, entre eles a cooperação econômica e o multilateralismo, a construção da multipolaridade, a reconfiguração da geopolítica mundial, os desafios da governança global, o próprio papel do Brics e a redução da dependência dos países emergentes ao dólar americano nas transações internacionais e formação de reservas financeiras. Esta é a segunda atividade oficial do Conselho Civil Popular do Brics, criado em 2024 na Rússia, para promover o diálogo entre atores da sociedade civil e governos dos países do Brics.

O Conselho é um marco na consolidação da participação da sociedade organizada nas discussões do bloco e visa dar voz aos movimentos populares, estudantes, professores e ONGs nas pautas estratégicas do agrupamento. O objetivo da Cúpula é dar visibilidade ao Conselho como um espaço plural de construção de propostas alternativas para enfrentar as diferentes crises que vivemos atualmente e propor saídas que respeitem a autonomia dos povos do Sul Global. Este é o último grande evento realizado pelo BRICS com o Brasil na presidência do bloco, antes da Índia assumir a posição no ano que vem.

“O BRICS é muito mais do que um governo ou as ideologias dos governos. O BRICS tem que ser um espaço de articulação de países, e países entendidos como nação. Portanto, extrapola o governo, deve incluir parlamentos, academia, universidades, movimentos sindicais e, claro, nós, dos movimentos populares”, afirmou João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em debate sobre o Conselho Popular. A iniciativa de criar um grupo da sociedade civil, batizado de “Conselho Popular”, surgiu para enfatizar a relevância dos movimentos sociais.

Outro ponto importante é a relevância do BRICS para o cenário global, que se estende à produção agroecológica e à segurança alimentar. Os países membros do bloco são líderes na produção de grãos, carnes, fertilizantes e fibras, respondendo por cerca de 70% da produção agrícola global. Além disso, concentram mais da metade da agricultura familiar do planeta, o que gera aproximadamente 80% do valor da produção global de alimentos. Essa posição estratégica confere ao bloco uma responsabilidade ainda maior na construção de sistemas alimentares sustentáveis e equitativos, pautas que o Conselho Popular do BRICS busca integrar nas discussões e propostas apresentadas aos líderes.

Dentre os participantes do evento, está a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que ocupa atualmente a presidência do Banco do BRICS, o embaixador Maurício Carvalho Lyrio e o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antônio Freitas, um dos principais representantes do país nas negociações financeiras e econômicas no Brics e no G20.

Coletiva de imprensa

No primeiro dia de atividade será realizada uma coletiva de imprensa, às 11h, para apresentar os objetivos da Cúpula e trazer a perspectiva popular sobre o Brics e a geopolítica mundial. A coletiva acontecerá no próprio local do evento, no Armazém da Utopia.

Os jornalistas interessados podem realizar o credenciamento por meio do link: https://forms.gle/BjDuKaJXqAjX1GwcA. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o assessor de imprensa Luiz Felipe Albuquerque: (11) 99934-9885.

Serviço:
Cúpula Popular do Brics
1º a 4 de dezembro de 2025, das 8h30 às 19h
Armazém da Utopia – Avenida Rodrigues Alves, s/n – Armazém 6 – Cais do Porto

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.