Menu

Cidade do Rio estende tarifa zero às vans locais

Prefeitura de Maricá anuncia que, a partir de 5 de janeiro de 2026, todas as vans municipais serão gratuitas, ampliando o acesso ao transporte público em diversos bairros A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), vai ampliar o programa Tarifa Zero com a inclusão das vans municipais totalmente gratuitas. O […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cidade expande mobilidade pública sem tarifa
Maricá amplia tarifa zero com vans gratuitas / Foto: Anselmo Mourão

Prefeitura de Maricá anuncia que, a partir de 5 de janeiro de 2026, todas as vans municipais serão gratuitas, ampliando o acesso ao transporte público em diversos bairros


A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), vai ampliar o programa Tarifa Zero com a inclusão das vans municipais totalmente gratuitas. O anúncio foi feito pelo prefeito Washington Quaquá na noite desta quarta-feira (10/12). A partir do dia 5 de janeiro de 2026, qualquer pessoa poderá utilizar as vans sem pagar passagem, sem necessidade de cadastro ou do Cartão Mumbuca Transporte.

“Há 16 anos, as vans em Maricá eram proibidas de entrar na cidade. Agora, nós vamos colocar a van Tarifa Zero, assim como fizemos com os ônibus. Mais à frente, o objetivo é termos a frota elétrica. Mas, a partir de janeiro, as vans já serão gratuitas”, afirmou Quaquá.

Iniciativa prevê ainda a futura transição para frota elétrica, consolidando Maricá como referência nacional em mobilidade sustentável e inclusiva / Reprodução

A medida segue o modelo já consolidado com os ônibus Vermelhinhos, que circulam gratuitamente há 11 anos e se tornaram referência nacional em mobilidade urbana. A política pioneira garante economia direta para a população, fortalece o comércio local e facilita o acesso ao trabalho, à educação e aos serviços públicos, sendo hoje um dos maiores sistemas de Tarifa Zero do país.

Com a mudança, Maricá passa a contar com três modais municipais totalmente gratuitos (ônibus, bicicletas e vans), ampliando o alcance do transporte público, especialmente em bairros onde as vans são a principal alternativa de deslocamento. A Prefeitura também projeta avanços futuros, com a transição para uma frota elétrica.

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes