Menu

Lula fala com Delcy Rodríguez após ela assumir interinamente a Presidência da Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica, na manhã de sábado (3), com Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente a Presidência da Venezuela após a ação militar dos Estados Unidos em Caracas, que resultou na detenção do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cília Flores. De acordo com o Palácio do Planalto, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica, na manhã de sábado (3), com Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente a Presidência da Venezuela após a ação militar dos Estados Unidos em Caracas, que resultou na detenção do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cília Flores.

De acordo com o Palácio do Planalto, o contato tratou da situação política naquele momento, sem divulgação de detalhes adicionais sobre o conteúdo do diálogo. Desde domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas passaram a reconhecer Delcy Rodríguez como presidente interina do país.

Após assumir o comando, Rodríguez divulgou uma carta pública dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual defendeu a necessidade de estabelecer uma relação “equilibrada e respeitosa” entre os dois países, “baseada na igualdade e não na ingerência”.

Do lado norte-americano, houve sinalização de que Washington pretende condicionar sua relação com o governo interino ao atendimento de seus interesses estratégicos. O presidente Donald Trump já declarou que deseja exercer controle sobre as reservas de petróleo venezuelanas, consideradas as maiores do mundo.

Nicolás Maduro e Cília Flores foram retirados de Caracas e levados para Nova York, onde permanecem detidos em uma prisão federal. O casal passou por audiência de custódia em um tribunal federal da cidade e foi formalmente notificado das acusações que pesam contra eles. Ambos estão presos em uma unidade federal localizada no bairro do Brooklyn.

Maduro e sua esposa são acusados de comandar um governo classificado como corrupto e sem legitimidade, além de responderem por acusações de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração relacionada a esses armamentos. Segundo o próprio material divulgado, as acusações não são acompanhadas de provas.

, , , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes