Menu

Petro reage a ameaças de Trump e pede união latino-americana

Após ataque dos EUA à Venezuela, Trump ameaça Colômbia e acusa Petro de narcotráfico. Presidente colombiano rebate e pede união de países latino-americanos Em meio a uma grave escalada diplomática e militar, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu com firmeza às acusações e ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As acusações […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Federico Parra/Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Após ataque dos EUA à Venezuela, Trump ameaça Colômbia e acusa Petro de narcotráfico. Presidente colombiano rebate e pede união de países latino-americanos

Em meio a uma grave escalada diplomática e militar, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu com firmeza às acusações e ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As acusações ocorrem na esteira da operação militar dos Estados Unidos no final de semana em Caracas, que bombardeou Caracas e resultou no sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro

Em declarações feitas a bordo do Air Force One no domingo (4), Trump direcionou graves acusações ao governo colombiano. Ele afirmou que a Colômbia é governada por “um homem doente que gosta de fabricar cocaína e vendê-la aos Estados Unidos” e sugeriu que essa situação não duraria muito tempo. Questionado sobre a possibilidade de uma intervenção militar semelhante à da Venezuela, o presidente americano respondeu: “Isso me soa bem”.

A resposta firme de Petro

Através de uma série de publicações na rede social X, Gustavo Petro rebateu ponto a ponto as acusações de Trump:

Petro exigiu que Trump “pare de me caluniar”, argumentando que seu nome não aparece em nenhum processo judicial relacionado ao narcotráfico nos últimos 50 anos. Ele destacou sua própria trajetória, lembrando sua luta pela paz e sua colaboração em investigações contra o tráfico quando era senador.

O presidente colombiano fez uma crítica severa ao bombardeio de Caracas, classificando-o como “a primeira vez na história que uma capital sul-americana é bombardeada”. Ele comparou a ação dos EUA a regimes autoritários do passado.

Petro alertou sobre as repercussões de uma eventual ação contra sua pessoa e sobre possíveis consequências: “Caso prendam o presidente… despertarão a onça-pintada do povo”, disse, em referência ao maior predador da América do Sul.

Em sua resposta, Petro foi além da defesa pessoal. Ele convocou os países da América Latina a se unirem em defesa da soberania, alertando que, do contrário, “será tratada como serva e escrava”. Criticou a ineficácia de fóruns regionais existentes e propôs uma nova aliança, inclusive com o apoio do Brasil.

Tensão crescente

A troca de acusações não é um evento isolado. As relações entre Colômbia e Estados Unidos, tradicionalmente próximas, têm se deteriorado desde o início do segundo mandato de Trump, com atritos em questões como tarifas comerciais e migração. Em outubro de 2025, Petro já havia classificado operações navais dos EUA no Caribe, que resultaram em mortes, como “assassinatos” e “arbitrariedades”, pedindo na ocasião a união latino-americana.

O governo colombiano, por meio de seu Ministério das Relações Exteriores, classificou as ameaças recentes como uma “interferência inaceitável.

Com informações do DW em 05/01/2026

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Kleiton

05/01/2026 - 13h27

Outro doente mental….é inacreditavél o tamanho do subdesenvolvimento mental e a ignorancia dos latinos americanos…por isso sao reconhecidos e tratados mundo afora como os asnos que sao.

A America Latina é uma usina de imbecis.

Bandoleiro

05/01/2026 - 13h07

Esse é outro porco do Foro se Sao Paulo…


Leia mais

Recentes

Recentes