Secretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça

Wilson Dias/Agência Brasil

Lula nomeia secretário executivo do Ministério da Justiça para comandar a pasta interinamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para chefiar a pasta interinamente. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (9) do Diário Oficial da União.

O novo ministro interino assume o comando da pasta após a saída de Ricardo Lewandowski, que entregou seu pedido de demissão ao presidente Lula na quinta-feira (8). Em carta de despedida, Lewandowski afirmou que “questões pessoais e familiares” o levaram a tomar a decisão, e destacou ter exercido o cargo “com zelo e dignidade”, considerando as “limitações políticas, conjunturais e orçamentárias” do período em que esteve à frente do Ministério.

Quem é o novo ministro interino

Manoel Carlos de Almeida Neto possui uma longa trajetória no serviço público e no setor privado.

Além de seu cargo recente no Ministério da Justiça, Almeida Neto acumula experiência em altos cargos no Poder Judiciário. Foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve seu nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ser secretário-geral da Corte.

Exerceu por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores siderúrgicas do país. E, no âmbito acadêmico, foi professor e cursou pós-doutorado e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Com informações da Agência Brasil em 10/01/2026

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.