Acidente foi identificado em área da Companhia Siderúrgica Nacional, em menos de uma semana
Um novo vazamento de água com carreamento de resíduos foi identificado na noite desta quinta-feira (28) em Congonhas, na região Central de Minas Gerais. Este é o terceiro incidente do tipo registrado no município em menos de cinco dias.
O episódio mais recente ocorreu no dique de Fraile, localizado na mina Casa de Pedra, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Leia também: https://www.ocafezinho.com/2026/01/26/duplo-vazamento-da-vale-em-minas-gerais-provoca-danos-ambientais/
A prefeitura informou que o problema foi detectado durante vistorias relacionadas aos dois vazamentos anteriores, um no domingo (25) e outro na segunda-feira (27), que aconteceram em áreas controladas pela mineradora Vale.
De acordo com a administração municipal, o incidente foi causado por “carreamento de resíduos por enxurrada, decorrentes de deficiências nos sistemas de drenagem das vias internas da mineradora”. O material seguiu em direção ao Rio Maranhão, mas, segundo a prefeitura, não houve rompimento de estruturas.
O órgão municipal classificou o ocorrido como um “dano ambiental moderado” e informou que a CSN já foi notificada para adoção das providências cabíveis.
Com informações da Agência Brasil em 29/01/2025


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!