Liam Ramos, de cinco anos, e seu pai foram libertados, após serem presos pelo ICE e mantidos no centro de imigração no Texas por mais de uma semana
Um menino de cinco anos e seu pai retornaram a Minneapolis no domingo após serem libertados de um centro de detenção de imigrantes no Texas, onde ficaram detidos por mais de uma semana.
A informação foi divulgada pelo deputado federal americano Joaquin Castro, democrata do Texas.
“Liam já está em casa. Com seu boné e sua mochila. Obrigado a todos que exigiram a liberdade de Liam”, escreveu Castro em uma publicação na rede social X. “Não vamos parar até que todas as crianças e famílias estejam em casa.”
O político afirmou que buscou pessoalmente Liam Conejo Ramos e seu pai, Adrian Conejo Arias, no centro de detenção e os acompanhou de volta a Minneapolis.
A detenção ocorreu em 20 de janeiro, quando agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) abordaram a família.
O caso ganhou ampla repercussão nacional após a circulação de uma foto viral que mostrava Liam, vestindo um chapéu de coelho e um casaco xadrez, sendo detido na entrada de sua casa, logo após retornar da pré-escola.
Na ocasião, ativistas e defensores de imigrantes alegaram que a criança teria sido usada como isca em uma operação para tentar prender sua mãe, que também é alvo de procedimentos migratórios. A imagem do menino, capturado em um momento cotidiano e infantil, tornou-se símbolo da indignação contra táticas consideradas agressivas em operações de imigração que envolvem famílias.
Com informações do The Guardian 01/02/2026