Um empresário brasileiro que mora nos Estados Unidos há 15 anos foi detido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos) no dia 28 de janeiro, em Massachusetts. Maximiano Fernandes, 40 anos, é natural de Porto Alegre e dono do Stow Cafe, segundo informou o senador democrata Jamie Eldridge.
Em publicação nas redes sociais, Eldridge afirmou que ele e o deputado estadual James Hogan prestam apoio à família de Fernandes. “Agradecemos a todos que nos alertaram sobre a prisão do Max, dono do Stow Cafe, pelo ICE”, escreveu.
Ao jornal The Boston Globe, a secretária adjunta do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, disse que Fernandes foi detido por ter excedido o prazo de permanência do visto de turista. Segundo ela, o brasileiro permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda os procedimentos imigratórios.
A polícia de Stow informou, em nota publicada nas redes sociais, que não participou da prisão e que não atua em ações de imigração.
Maximiano inaugurou o Stow Cafe em maio de 2011 e o local está registrado em seu nome. Antes de abrir o estabelecimento, ele e um sócio trabalhavam juntos em outro restaurante da região. O empresário é casado com uma brasileira e é pai de trigêmeas de 3 anos, além de uma adolescente. Ele também é padrasto de um adolescente.
A detenção ocorre em meio à intensificação das operações do ICE durante o governo do presidente Donald Trump, que tem direcionado ações a imigrantes em situação irregular, inclusive em cidades consideradas “santuário”. O DHS afirma que agentes podem deter pessoas suspeitas de estarem em situação irregular sem necessidade de mandado judicial.
O Ministério das Relações Exteriores não divulgou informações sobre eventual assistência consular ao brasileiro antes da publicação dessa reportagem.