A Rússia planeja aumentar suas exportações de petróleo para a Índia, consolidando uma aliança estratégica que tem se intensificado nos últimos anos.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakhárova, afirmou que o fornecimento de petróleo atende aos interesses de Moscou e Nova Délhi. Ela destacou que os operadores energéticos russos têm garantido entregas rápidas e estáveis aos parceiros indianos.
Em entrevista ao portal indiano Firstpost, Zakhárova explicou que o petróleo russo ocupa papel central na estrutura do comércio bilateral. O governo russo planeja seguir expandindo esse fluxo, fortalecendo a segurança energética da Índia e assegurando a Moscou um mercado confiável.
Segundo a RT, Moscou considera que contratos de longo prazo são a melhor forma de proteger seus parceiros das oscilações de preços. Esses acordos permitem adquirir hidrocarbonetos em condições mais vantajosas e a preços fixos, reduzindo a vulnerabilidade diante da instabilidade do mercado global.
O movimento russo ocorre em um contexto de reconfiguração do mercado energético mundial, marcado pela busca de novos polos de consumo. A Índia, terceira maior importadora de petróleo do planeta, tornou-se um destino prioritário para o petróleo russo, especialmente após a redução das vendas ao mercado europeu.
Desde o início das sanções ocidentais contra Moscou, Nova Délhi ampliou significativamente suas compras de petróleo russo com descontos. Essa aproximação reforça o papel dos BRICS como bloco que desafia a hegemonia econômica e financeira do Ocidente.
Analistas apontam que a consolidação dessa parceria energética representa um passo importante para o avanço da multipolaridade global. Ao garantir contratos estáveis e previsíveis, Moscou e Nova Délhi reduzem a dependência de mercados voláteis e criam as bases para uma cooperação de longo prazo.
A política russa de priorizar contratos de longo prazo pode ainda servir de modelo para outros países que buscam segurança energética e previsibilidade de preços. Essa estratégia reforça a visão de Moscou de que a estabilidade nas relações comerciais é essencial para a construção de uma ordem econômica mais equilibrada.
Com o aumento planejado das exportações, Rússia e Índia consolidam um eixo energético que desafia o domínio das potências ocidentais sobre o mercado global de petróleo. O fortalecimento dessa parceria sinaliza a continuidade de uma política externa russa voltada à cooperação e à defesa da soberania econômica frente às pressões externas.
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Carlos A. Mendes
29/04/2026
Pois é, Sofia, o Brasil insiste em ser fazenda do mundo enquanto Índia e Rússia fazem negócio de verdade. Não é sobre ser de esquerda ou direita, é sobre incompetência crônica de quem senta na cadeira de planejamento estratégico.
Sofia García
29/04/2026
gente, Rússia e Índia fazendo contrato de longo prazo enquanto o Brasil fica de mimimi exportando petróleo bruto e importando derivado pagando caro kkkk isso é piada pronta. cadê o planejamento estratégico que não existe?
Fernando O.
29/04/2026
O Eduardo C. trouxe o ponto mais relevante aqui: enquanto a Rússia fecha contratos de longo prazo com a Índia garantindo preço e volume, o Brasil continua exportando petróleo bruto e importando derivados com ágio. Isso não é questão de direita ou esquerda, é de gestão e planejamento. Se o governo brasileiro não parar de tratar a Petrobras como instrumento político e começar a olhar para os números, vamos continuar perdendo oportunidades que até um país sancionado está aproveitando.
Eduardo C.
29/04/2026
João Santos, sua análise ignora completamente os números. Enquanto Rússia e Índia fecham contratos de longo prazo garantindo preço e volume, o Brasil exporta petróleo bruto e importa derivados pagando ágio. Isso não é questão de “Deus e ordem”, é falta de cálculo estratégico mesmo.
Mariana Santos
29/04/2026
Samara, você trouxe um ponto necessário: o problema não é de indivíduos “maus”, mas de um sistema que transforma recursos naturais em moeda de troca para manter privilégios. Enquanto Rússia e Índia fecham acordos que fortalecem suas economias e reduzem dependência do dólar, o Brasil continua exportando petróleo cru barato e importando gasolina cara. Isso não é planejamento estratégico, é subserviência ao mercado internacional.
João Santos
29/04/2026
Rússia e Índia fazendo negócio, enquanto aqui no Brasil o povo paga pau pra ditadura e corrupto. Bandido bom é bandido preso, isso sim! Se o Brasil tivesse um presidente que respeitasse Deus e a ordem, a gente tava vendendo petróleo pra todo mundo também.
Samara Oliveira
29/04/2026
João, discordo profundamente. Misturar fé com discurso de ordem e punição não é o Evangelho que eu conheço. Jesus não veio prender bandido, veio salvar pecador — e corrupto é fruto de um sistema que a gente também alimenta.
Mariana Alves
29/04/2026
A leitura das reações acima me provoca uma inquietação que vai além da mera geopolítica do petróleo. Vanessa Silva e Mariana Ambiental têm razão ao apontar a ausência de planejamento estratégico brasileiro, mas precisamos ir mais fundo. O que estamos testemunhando não é apenas uma realocação de mercados após as sanções à Rússia, mas a consolidação de uma nova divisão internacional do trabalho energético, na qual o Sul Global continua a ser mero fornecedor de matérias-primas, enquanto potências como Rússia e Índia articulam relações de dependência mútua de longo prazo. A proposta de contratos de longo prazo de Moscou com Nova Déli não é um improviso; é a materialização de uma estratégia de Estado que o Brasil, refém do rentismo e da financeirização da Petrobras, é incapaz de reproduzir.
A crítica à “escolha soberana” russa, apontada por Nadia Petrova, é pertinente, mas incompleta. Sim, Moscou está trocando um cliente por outro porque perdeu o mercado europeu — e isso é consequência direta de sua aventura militar. Contudo, reduzir a análise a esse aspecto é ignorar que a Rússia, mesmo sob sanções, demonstra uma capacidade de articulação geopolítica que o Brasil perdeu. Enquanto nosso país discute se vende ou não a pré-sal para acionistas estrangeiros, a Rússia negocia acordos que atrelam a Índia ao seu fornecimento por décadas, criando uma interdependência que funciona como escudo contra sanções futuras. É o que Lênin chamaria de “desenvolvimento desigual e combinado” do capitalismo: a Rússia, mesmo em crise, consegue impor seus termos porque seu Estado burguês ainda opera com lógica de poder, e não com a lógica de curto prazo dos acionistas.
O ponto mais grave, e que ninguém abordou com a devida profundidade, é o silêncio cúmplice das elites indianas diante da agressão russa na Ucrânia. A Índia, que se autoproclama líder do Sul Global e defensora do multilateralismo, está comprando petróleo russo a preços descontados enquanto Moscou bombardeia infraestrutura civil. Isso não é pragmatismo; é cinismo geopolítico. E o Brasil, que poderia usar sua posição no BRICS para questionar essa contradição, prefere o silêncio diplomático. Enquanto isso, nossa política energética continua refém de um modelo extrativista que exporta petróleo cru e importa derivados, gerando empregos precários e destruição ambiental. A verdade é que, sem um projeto nacional de desenvolvimento que rompa com a subordinação ao capital financeiro internacional, continuaremos a assistir passivamente enquanto Rússia e Índia redesenham o mapa energético mundial.
Mariana Ambiental
29/04/2026
Vanessa Silva, você foi certeira. Enquanto Rússia e Índia se articulam em acordos de longo prazo, o Brasil patina com uma política energética que parece feita nas coxas. Falta visão de futuro e sobra lobby do agronegócio e das petroleiras estrangeiras, que só querem nos manter como exportadores de matéria-prima barata.
Vanessa Silva
29/04/2026
Miriam, você resumiu bem. Enquanto Rússia e Índia fazem acordos pragmáticos de longo prazo, o Brasil insiste em depender de importação de derivados e não aproveita o pré-sal para virar um hub energético de verdade. Falta planejamento estratégico, não geopolítica.
Paula Santos
29/04/2026
É interessante ver como a geopolítica do petróleo se movimenta, mas como cristã, fico pensando na ética por trás desses acordos. A Rússia busca novos parceiros após as sanções, e a Índia precisa de energia a preços acessíveis para seu povo. No fim, o que importa é que essas negociações não alimentem conflitos ou explorem nações mais frágeis, e que o Brasil também aprenda a fazer acordos que priorizem o bem comum e a transparência.
Miriam
29/04/2026
Bom, a Rússia fechou o mercado europeu e agora corre atrás de cliente novo. Nada demais, é só geopolítica básica. O que me preocupa mesmo é o Brasil continuar sem uma política energética decente, enquanto os outros se viram.
Nadia Petrova
29/04/2026
Renato Professor, você tocou num ponto crucial: essa “escolha soberana” russa é mais propaganda do que realidade. Moscou está trocando um cliente por outro porque perdeu o mercado europeu por causa da própria agressão. Contratos de longo prazo com a Índia são um sinal de fragilidade, não de força.
Renato Professor
29/04/2026
É curioso ver o “realismo geopolítico” de alguns comentaristas aqui, que acham que a Rússia está apenas sendo pragmática. Ignoram o fato de que essa aliança com a Índia é uma resposta direta às sanções ocidentais, e não uma escolha soberana. Enquanto isso, o Brasil, que poderia estar negociando parcerias estratégicas semelhantes, fica refém de um discurso de “autossuficiência” que nunca sai do papel.
Carlos Mendes
29/04/2026
Ana Souza, a guerra de preços do petróleo sempre existiu, o problema é que o Brasil prefere bancar o palhaço ideológico enquanto Rússia e Índia fecham negócio de longo prazo. Enquanto isso, a Petrobrás vira joça nas mãos de político que troca eficiência por cabide de emprego.
Maura Santos
29/04/2026
Carlos, falar em “cabide de emprego” é esquecer que foi justamente a gestão petista que transformou a Petrobrás na maior empresa do hemisfério sul, enquanto a tal “eficiência” que você defende é a mesma que nos deixou com a gasolina mais cara do mundo e a refinaria vendida a preço de banana. Se ser “palhaço ideológico” é não entregar o pré-sal de bandeja pros gringos, que venha a risada.
Ana Souza
29/04/2026
Interessante ver essa movimentação da Rússia com a Índia, mas fico pensando se isso não é só mais um capítulo da guerra de preços do petróleo que acaba pesando no bolso de quem depende de combustível aqui no Brasil. Enquanto isso, a gente continua sem uma estratégia clara de médio prazo, seja pra refino ou pra transição energética. O debate nos comentários é bom, mas no fim das contas quem paga a conta é o consumidor comum, que só vê o preço na bomba subir sem entender direito o jogo geopolítico por trás.
João Pereira
29/04/2026
O John Marshall tem um ponto, mas reduzir tudo a Hobbes e autopreservação ignora o fato de que a Rússia está usando esses contratos justamente para furar o isolamento econômico imposto pelo Ocidente. Não é só realismo geopolítico, é também uma jogada desesperada de Moscou para não depender exclusivamente da China como comprador. A Índia, esperta, aproveita para barganhar descontos e ainda se posiciona como ponte entre o bloco ocidental e os BRICS.
John Marshall
29/04/2026
João Carlos da Silva, você tocou no cerne da questão. Enquanto a esquerda brasileira insiste em um discurso moralista sobre “ditaduras” e ignora o realismo das relações de poder, Rússia e Índia estão simplesmente seguindo o princípio hobbesiano da autopreservação. Nós, aqui no Brasil, continuamos a vender commodities a preço de banana para a China sem qualquer contrapartida estratégica, enquanto Moscou e Nova Déli constroem contratos que garantem influência mútua por décadas. É a diferença entre uma política externa de principiantes e a arte madura do Leviatã.
João Carlos da Silva
29/04/2026
O João Augusto tem razão ao apontar a ausência de uma política energética soberana, mas a questão é mais profunda: enquanto não superarmos a dependência de combustíveis fósseis e a lógica de inserção subordinada na divisão internacional do trabalho, qualquer contrato, seja com Rússia, Índia ou China, será apenas uma troca de parceiro, não uma ruptura com o subdesenvolvimento. Gramsci já nos alertava que a hegemonia se constrói também na capacidade de planejar o próprio futuro, e não apenas de reagir aos movimentos alheios.
Luan Silva
29/04/2026
Brasil vendendo petróleo barato pra China enquanto Rússia fecha contrato com a Índia. Faz o L nunca mais.
João Augusto
29/04/2026
Luan, sua redução do complexo jogo geopolítico a um bordão eleitoral empobrece o debate. O que está em jogo não é um governo A ou B, mas a ausência histórica de uma política energética soberana que nos permita negociar contratos de longo prazo como fazem Rússia e Índia, algo que o nacional-desenvolvimentismo de Vargas já preconizava e que abandonamos na década de 1990.
Luiz Augusto
29/04/2026
O Cláudio Ribeiro tocou num ponto crucial: isso não é “mercado”, é geopolítica pura. Enquanto a esquerda brasileira torce o nariz pra qualquer parceria energética que não passe pelo politicamente correto, Rússia e Índia avançam com contratos de longo prazo que garantem preço e abastecimento. O Brasil deveria aprender com quem entende de pragmatismo comercial, não com discurso ideológico.
Cláudio Ribeiro
29/04/2026
O que me impressiona nessa thread é como alguns insistem em tratar a geopolítica energética como mero jogo de oferta e demanda, quando na verdade estamos diante de um rearranjo das cadeias de poder global. A aliança Rússia-Índia não é um acaso de mercado, é uma resposta consciente à arquitetura financeira e militar do Ocidente, uma tentativa de criar rotas de acumulação que escapem ao controle do dólar e das sanções. Enquanto isso, o Brasil insiste em manter sua política de preços atrelada ao mercado de Houston, ignorando que a soberania energética passa por romper com essa lógica de dependência.
João Martins
29/04/2026
Pessoal, lendo os comentários aqui, especialmente o do Beto Engenheiro e da Maria Clara, acho que estamos misturando duas discussões que precisam ser separadas: a geopolítica do petróleo russo e a ineficiência do refino brasileiro. Os contratos de longo prazo entre Rússia e Índia não são novidade — isso já vinha sendo desenhado desde 2022, quando os indianos aumentaram em mais de 10 vezes as importações de crude russo. É uma jogada puramente comercial: a Rússia precisa de um comprador estável depois de perder o mercado europeu, e a Índia quer garantir matéria-prima barata para suas refinarias, que são modernas e voltadas para exportar derivados. A Índia virou uma espécie de hub de refino, comprando petróleo russo com desconto e revendendo diesel e gasolina para a Europa. Isso é estratégia industrial, não ideologia.
Agora, sobre o Brasil: concordo que nossa situação é patética, mas por motivos diferentes do que alguns colocaram. Não é que “perdemos o bonde” — a gente nunca entrou nele. O problema não é a Petrobras vender gasolina a preço de paridade internacional, isso é consequência de décadas de subinvestimento em refino. Dados da ANP mostram que o Brasil opera com déficit estrutural de diesel, importando cerca de 20% do que consome. Enquanto a Índia construiu refinarias de última geração nos anos 2000, a gente parou no tempo com a Refinaria Abreu e Lima, que virou um poço de corrupção e ineficiência. O resultado é que importamos derivados caros mesmo tendo petróleo próprio. Isso não se resolve com política de preços, mas com engenharia e capital.
O que me irrita nessa thread é o tom de “solução fácil”. O Beto fala em “investir em refino”, mas esquece que uma refinaria nova leva de 5 a 10 anos para ficar pronta e custa bilhões. A Maria Clara toca num ponto melhor ao mencionar a falta de estratégia, mas acho que ela subestima o lobby das distribuidoras e a falta de vontade política real. Enquanto isso, a Rússia faz o que sempre fez: usa seus recursos naturais como ferramenta de poder. E a Índia, pragmática como sempre, aproveita o desconto. O Brasil fica no meio, importando gasolina a preço cheio e reclamando nas redes sociais. Fatos são fatos.
Carlos Oliveira
29/04/2026
Pessoal, essa movimentação Rússia-Índia escancara o quanto o Brasil perdeu o bonde da história energética. Enquanto ficamos reféns de uma política de preços de paridade internacional que beneficia acionistas da Petrobrás, os russos garantem contratos de longo prazo com os indianos. Falta planejamento estratégico e soberania energética, algo que o agronegócio e seus aliados no Congresso nunca vão defender.
Maria Clara Lopes
29/04/2026
Interessante como essa movimentação Rússia-Índia escancara a falta de estratégia energética própria do Brasil. Enquanto outros países garantem contratos de longo prazo, a gente continua nesse vai-e-vem de importar derivados caros por falta de refinarias. É menos uma questão de alinhamento político e mais de incompetência técnica e planejamento de décadas.
José dos Santos
29/04/2026
Pois é, mais um acordão de petróleo e a gente aqui pagando caro na bomba. Enquanto não tiver refinaria funcionando direito no Brasil, vamos continuar refém desse toma lá dá cá geopolítico.
Mariana Oliveira
29/04/2026
É interessante ver como essa discussão sobre os contratos de longo prazo entre Rússia e Índia expõe as contradições do sistema energético global, mas sinto que estamos perdendo de vista as camadas mais profundas dessa equação. Beto Engenheiro, você tocou num ponto crucial sobre a falta de investimento em refino no Brasil, mas a questão não é apenas técnica ou econômica — é uma questão de soberania energética que está intrinsecamente ligada a padrões históricos de exploração. Quando bell hooks fala sobre o “capitalismo patriarcal supremacista branco”, ela nos lembra que as estruturas de poder não operam isoladamente; a dependência de combustíveis fósseis é também uma ferramenta de manutenção de desigualdades globais, onde países do Sul Global como o nosso ficam reféns de decisões tomadas em Moscou, Washington ou Nova Déli.
A aliança estratégica entre Rússia e Índia não é novidade para quem acompanha geopolítica, mas o que me preocupa é como isso se insere num contexto mais amplo de exploração ambiental e racializada. Kimberlé Crenshaw já nos mostrou que as opressões se intersectam: comunidades indígenas e quilombolas no Brasil, por exemplo, são as primeiras a sentir os impactos da extração predatória de petróleo, enquanto os lucros vão para acionistas estrangeiros. A Índia, por sua vez, enfrenta uma crise de poluição do ar que mata milhões, e ampliar a queima de combustíveis fósseis só aprofunda essa violência estrutural contra populações pobres e dalits. Não dá para analisar esse acordo sem perguntar: quem ganha, quem perde e quem arca com os custos humanos e ambientais?
Maria Aparecida, você trouxe uma perspectiva importante ao mencionar a terra como domínio divino e não como mercadoria. Isso dialoga diretamente com o que autoras como Vandana Shiva denunciam: o petróleo não é apenas um recurso, é um vetor de colonialismo energético. A Rússia, ao propor contratos de longo prazo, está garantindo mercado para seu petróleo sancionado pelo Ocidente, mas também está consolidando uma dependência que impede países como a Índia — e indiretamente o Brasil — de fazerem uma transição energética justa. Enquanto discutimos preço na bomba, esquecemos que o verdadeiro custo é a inviabilização de alternativas renováveis e a perpetuação de um modelo que explora corpos negros, indígenas e pobres em nome do “desenvolvimento”.
Por fim, Clotilde, com todo respeito, reduzir isso a uma disputa ideológica entre comunismo e capitalismo é ignorar que ambos os sistemas, em suas versões hegemônicas, compartilham a mesma base extrativista. O que precisamos é de uma crítica radical que questione não apenas quem controla o petróleo, mas por que ainda estamos presos a essa matriz energética do século XIX. Enquanto a Rússia e a Índia fecham acordos, comunidades inteiras no Brasil lutam contra a instalação de refinarias em seus territórios — e essa luta é também feminista, antirracista e anticolonial. No fim, a pergunta não é se o preço da gasolina vai baixar, mas se estamos dispostos a construir um mundo onde petróleo não seja mais sinônimo de poder e morte.
Beto Engenheiro
29/04/2026
João, você falou em “reacomodação geopolítica”, mas isso é papo de quem não põe a mão na massa. Enquanto eles fecham contratos de longo prazo, a gente aqui importando gasolina a preço de banana podre. Cadê o investimento em refino no Brasil pra gente parar de ser refém desse jogo?
João Carvalho
29/04/2026
Clotilde, com todo respeito, acho que está confundindo as coisas. A Rússia ampliar contratos com a Índia não é um movimento contra o Brasil, é uma reacomodação geopolítica clássica após as sanções ocidentais. O que falta aqui é uma política externa brasileira mais assertiva para negociar condições vantajosas com Moscou, em vez de ficarmos reféns da lógica de mercado que a Maria Aparecida bem apontou. O neoliberalismo não tem pátria, e o preço do barril não se resolve com ufanismo.
Clotilde Pátria
29/04/2026
Gente, pelo amor de Deus, estão vendendo petróleo pra Índia e o Brasil aqui importando gasolina a preço de ouro! Isso é mais uma prova de que esse governo só sabe fazer acordos que prejudicam o povo brasileiro. Amanhã vão querer implantar o comunismo de vez e a gente vai ficar sem poder nem encher o tanque!
Maria Aparecida
29/04/2026
Clotilde, querida, o problema não é “comunismo”, é o capitalismo selvagem que transforma petróleo em moeda de troca enquanto o povo paga o pato. A Bíblia diz que a terra é do Senhor e a quem ele confiou o cuidado dela, não pra meia dúzia de acionistas explorarem.
Cristina Rocha
29/04/2026
Ana, Luciana, eu entendo perfeitamente a frustração de vocês com o preço na bomba. É o lado mais imediato e doloroso dessa equação, e ninguém aqui vai minimizar o impacto que o custo do diesel e da gasolina tem no orçamento de quem trabalha e depende do transporte todo santo dia. Mas é justamente por isso que a discussão geopolítica não é “conversa de buteco” — ela é a causa estrutural do que vocês estão sentindo no bolso. Esse acordo entre Rússia e Índia não é sobre filantropia, é sobre reconfigurar as rotas do capitalismo global diante das sanções ocidentais. E, como sempre, quem paga a conta são os trabalhadores do Sul Global, enquanto as elites indianas e russas fazem seus negócios.
O que me preocupa nessa narrativa de “aliança estratégica” é o silêncio absoluto sobre o papel do petróleo como vetor do colapso climático. Enquanto a Rússia busca desesperadamente novos mercados para compensar as sanções europeias, e a Índia se aproveita de descontos para alimentar sua indústria, o planeta continua queimando. Não há contradição maior para um país como a Índia, que sofre ondas de calor cada vez mais letais e enchentes devastadoras, do que aprofundar sua dependência de combustíveis fósseis. É o capitalismo em seu estado mais puro: a lógica do lucro imediato e do poder geopolítico se sobrepondo a qualquer projeto de futuro habitável. E o pior é que a esquerda indiana, que deveria estar pressionando por uma transição energética justa e soberana, muitas vezes cala diante desse pragmatismo estatal.
E, já que o Padre Antônio e a Marina trouxeram a questão moral para o centro, permitam-me uma provocação: a “crise moral” que assombra o Ocidente, para usar os termos de vocês, não é sobre aborto ou ideologia de gênero. A verdadeira crise ética do nosso tempo é a normalização da destruição ambiental e da exploração neocolonial em nome do “desenvolvimento”. A Rússia, ao vender petróleo com descontos, não está fazendo um favor à Índia; está transferindo o custo ambiental e social para as populações mais pobres de ambos os países, enquanto fortalece um regime autoritário que persegue dissidentes e invade vizinhos. Se queremos falar em ordem moral, comecemos por questionar quem lucra com a morte lenta do planeta e com a manutenção de estruturas de poder que condenam milhões à precariedade. O preço da gasolina é só a ponta do iceberg, meus caros.
Luciana Santos
29/04/2026
Ana Rodrigues, é exatamente isso. Enquanto tão discutindo geopolítica e moral, eu tô aqui vendo o diesel subir e o salário murchar. Pra mim, o que interessa é se vai baixar o preço na bomba ou se é mais conversa pra encher linguiça.
Ana Rodrigues
29/04/2026
Pô, essa discussão tá viajando demais. Pra mim, que tô na rua todo dia vendo o preço da gasolina subir sem dó, o que importa é se esse acordo vai fazer o litro cair ou não. O resto é conversa de buteco pra quem tem tempo de sobra.
Marina Costa
29/04/2026
Padre Antônio, o senhor tem toda razão. Enquanto o mundo conspira em alianças pragmáticas como essa, o Ocidente se perde em pautas imorais que destroem a família e a fé. A Rússia e a Índia sabem o que querem: poder e recursos. Nós, aqui, ficamos discutindo aborto e ideologia de gênero enquanto o diabo ri na nossa cara. Que Deus tenha misericórdia deste Brasil.
Padre Antônio Rocha
29/04/2026
Essa aliança Rússia-Índia é mais um sintoma do mundo que virou as costas para Deus e para a ordem natural das nações. Enquanto isso, o Ocidente se perde em debates sobre ideologia de gênero e enfraquece suas próprias bases. O petróleo é apenas o pano de fundo de uma crise moral muito maior.
Fernanda Oliveira
29/04/2026
O Lucas tem um ponto interessante, mas acho que ele superestima o quanto esse acordo realmente “desmonta” a lógica de mercado. A Índia está jogando o jogo geopolítico dela, sim, mas também está aproveitando um desconto que qualquer comprador racional aceitaria. O problema é quando transformamos isso numa cruzada ideológica: nem a Rússia é santa por vender barato, nem a Índia é vilã por comprar. No fim, todos buscam vantagem, e o discurso de “soberania energética” versus “mercado livre” muitas vezes só esconde interesses comerciais bem pragmáticos.
Lucas Andrade
29/04/2026
Tadeu, aí que tá: esse “mercado se ajusta” que você menciona é justamente a fantasia liberal que o acordo Rússia-Índia desmonta. Eles tão cagando pro tal equilíbrio de oferta e demanda, tão fazendo política energética de estado enquanto a gente ainda discute se Petrobras deve existir. O barulho de internet que você critica é sintoma de um país que nunca enfrentou o próprio subdesenvolvimento.
Tadeu
29/04/2026
Pessoal, essa briga de torcida é cansativa. O que importa pra mim é se esse acordo vai segurar o preço do barril ou não. Se a Índia garantir desconto e a Rússia manter oferta, o mercado se ajusta. O resto é barulho de internet.
Pedro Silva
29/04/2026
Pois é, mais um capítulo dessa novela geopolítica. Rússia e Índia fazendo acordo de longo prazo, cada um olhando pro próprio umbigo, enquanto aqui a gente fica nessa briga de torcida organizada entre “mercado livre” e “estatal salvadora”. No fim, quem se dá bem é quem sabe fazer negócio, não quem fica de mimimi ideológico.
Maria Antonia
29/04/2026
Diego Fernández, seu discurso é tão previsível quanto errado. A Índia está fazendo o óbvio: comprar petróleo barato da Rússia porque é bom pra eles, não por ideologia. Aqui no Brasil, a direita defende mercado livre de verdade, sem estatal inchada e sem amarras ideológicas. Se a Petrobras fosse uma empresa normal, sem o peso do estado, poderia fazer acordos tão pragmáticos quanto a Índia. O problema não é a “liberdade de mercado”, é o governo que não larga o osso.
Clarice Historiadora
29/04/2026
Maria Antonia, você caiu no conto do “mercado livre” como se ele existisse fora da política. A Petrobras não é “inchaço estatal”, é o que permitiu ao Brasil ter soberania energética e financiar descobertas como o pré-sal — enquanto a “empresa normal” que você idealiza foi exatamente a que a direita entregou de bandeja para acionistas estrangeiros nos anos 1990, com resultados pífios. Seu argumento ignora que o “pragmatismo” indiano só funciona porque o Estado indiano coordena a economia, não porque é liberal.
Diego Fernández
29/04/2026
Lucas Alves, é exatamente isso. Enquanto a Índia e a Rússia fazem acordos de longo prazo quebrando a lógica do mercado financeiro, aqui a direita chora pela “liberdade de mercado” que só serve pra entregar a Petrobras pros gringos. Brasil precisa urgentemente aprender com o Sul Global, não com manual do FMI.
Lucas Alves
29/04/2026
Pragmatismo puro: a Índia compra petróleo com desconto, a Rússia segura um cliente fiel. Enquanto isso, o Brasil acha que geopolítica se resolve com discurso de púlpito e tuíte de 280 caracteres. Mas tudo bem, continuem torcendo pra que o “mercado” resolva sozinho.
Marcos Andrade Niterói
29/04/2026
Maria Silva tem razão: a Índia está fazendo o dever de casa com pragmatismo, enquanto aqui no Brasil a direita brinca de desmontar a Petrobras e o governo estadual do Rio abandona a mobilidade urbana. Se o Cláudio Castro tivesse metade da visão de longo prazo do Rodrigo Neves em Niterói, a gente não estaria discutindo metrô submerso há décadas.
Maria Silva
29/04/2026
Pedro Neto, seu comentário não acrescenta nada à discussão. Mas é emblemático de como a polarização cega as pessoas. A Índia está sendo pragmática, garantindo energia a longo prazo com descontos. O Brasil deveria aprender com isso e ter uma política externa menos ideológica e mais focada nos interesses nacionais, seja qual for o governo.
Pedro Neto
29/04/2026
Faz o L, vai pra Índia então.
Mariana Lopes
29/04/2026
Silvia, com todo respeito, mas misturar geopolítica do petróleo com perseguição religiosa é forçar a barra. A Índia está garantindo energia barata para sua indústria, e a Rússia, um comprador cativo. Se o Brasil quer competir, precisa de política energética de longo prazo, não de terceirizar a pauta para valores que não enchem tanque nem geram emprego.
Silvia Ramos
29/04/2026
Amados, vejo que o mundo segue se afastando dos valores cristãos. Enquanto a Rússia e a Índia fecham acordos de petróleo, o Brasil precisa lembrar que a verdadeira prosperidade vem de Deus, não de contratos com nações que perseguem a fé. Que o Senhor tenha misericórdia desta nação e nos livre de alianças que só afastam a família e a igreja do centro da nossa sociedade.
Cecília Alves
29/04/2026
Rodrigo Meireles, cirúrgico. Enquanto a Índia age com pragmatismo de mercado e garante contratos de longo prazo com a Rússia, o Brasil fica refém de estatais ineficientes e do aparelhamento ideológico da Petrobras. Menos estado e mais liberdade comercial é o que nos faria competir de igual pra igual nesse jogo.
Francisco de Assis
29/04/2026
Cecília, com todo respeito, mas esse papo de “menos estado” é conversa de quem nunca viu o Brasil sem a Petrobras. A estatal é que garantiu a autossuficiência e os investimentos em pré-sal, enquanto o mercado livre só quer lucro fácil. A Índia fecha com a Rússia porque tem pragmatismo, sim, mas também porque não tem uma indústria nacional forte como a nossa. Liberdade comercial sem planejamento é entrega de soberania.
Rodrigo Meireles
29/04/2026
Bia Carioca, você foi certeira. Enquanto a Índia fecha contratos de longo prazo e garante margem de refino, a gente fica nesse teatro ideológico que não põe um barril a mais no PIB. Dados mostram que a Rússia já é o maior fornecedor da Índia — isso não é paixão, é conta no Excel. O Brasil precisa acordar e negociar com quem tem energia, não com quem tem discurso.
Sargento Bruno
29/04/2026
Ricardo Almeida, você fala bonito, mas geopolítica sem força é papel molhado. Enquanto a Rússia e a Índia fecham contratos de longo prazo, o Brasil fica refém do petróleo venezuelano e do discurso furado do PT. Isso não é pragmatismo, é fraqueza estratégica de um governo que prefere agradar ditadura a garantir segurança energética pro nosso país.
Bia Carioca
29/04/2026
Sargento Bruno, discurso de “força” sem investimento em infraestrutura é que é papel molhado. Enquanto você repete chavão de ditadura, a Índia garante energia barata e o Brasil perde tempo com essa obsessão ideológica que nunca botou um trem pra funcionar.
Renata Oliveira
29/04/2026
Ricardo Almeida, você foi cirúrgico. Enquanto uns querem transformar tudo em briga de esquerda vs direita, o mundo real segue fazendo acordos pragmáticos. O que me preocupa é o Brasil ficar de fora dessa dança geopolítica — perdendo oportunidades enquanto outros se aliam.
Ricardo Almeida
29/04/2026
Tonho Patriota, você precisa trocar esse cafezinho por um chá de camomila. A Rússia tá vendendo petróleo pra Índia com desconto porque perdeu o mercado europeu, e a Índia compra porque precisa de energia barata. Isso não é ideologia, é geopolítica básica — e o Brasil deveria estar prestando atenção em como tirar proveito disso em vez de ficar repetindo mantra de rede social.
Tonho Patriota
29/04/2026
RÚSSIA E ÍNDIA FAZENDO NEGÓCIO ENQUANTO O LULADRAO ABRAÇA O MADURO E QUEIMA O DINHEIRO DO BRASIL! FAZ O L, SEU COMUNISTA!
Carlos Meirelles
29/04/2026
Enquanto a esquerda chora com moralismo de araque, Rússia e Índia fazem o que qualquer país sério faria: fechar negócio. Contrato de longo prazo garante preço estável e segurança energética — isso sim é pragmatismo que gera emprego e desenvolvimento, não discurso vazio de quem nunca assinou um cheque.
Alice T.
29/04/2026
Carlos, “pragmatismo” é o nome bonito que o mercado dá pra lavagem de dinheiro em escala global. Enquanto você celebra contrato de longo prazo, a Índia importa petróleo russo com desconto de guerra e o povo de lá continua pagando com pulmão e subsídio cortado — mas claro, o que importa é que o cheque não tem sujeira, né?
Roberto Lima
29/04/2026
É impressionante como esse pessoal do “João Batista” e “Tiago Mendes” querem moralizar o comércio internacional enquanto o mundo real vira as costas. A Rússia e a Índia estão fazendo o que qualquer país sensato faria: negócio. Enquanto a esquerda chora pelos pobres coitados indianos, eles mesmos estão lá fechando contratos de longo prazo. Isso sim é pragmatismo, não esse papo furado de “capitalismo sem alma”.
Ronaldo Pereira
29/04/2026
Roberto, seu pragmatismo é o mesmo do capataz que diz que o chicote é ferramenta de trabalho. Negócio pra quem? Enquanto os patrões da Índia e da Rússia dividem o butim, o operário indiano continua respirando enxofre e o povo russo vê o gás encarecer dentro de casa. Isso não é mundo real, é o velho jogo de empurrar o custo da ganância pra classe trabalhadora.
Tiago Mendes
29/04/2026
João Batista, você foi certeiro ao lembrar dos vendilhões do templo. Enquanto a Rússia e a Índia cimentam essa aliança bilionária, o povo indiano continua pagando o preço com a saúde e o meio ambiente. O capitalismo não tem alma, só tem balanço financeiro — e nós, como cristãos, somos chamados a denunciar essa exploração que se disfarça de progresso.
João Batista
29/04/2026
É bonito ver o Eduardo Nogueira celebrando “negócio” como se fosse evangelho, mas Jesus não expulsou os vendilhões do templo à toa. Enquanto a Rússia e a Índia fecham contratos de longo prazo, o povo indiano continua queimando carvão barato e respirando veneno. O “mundo real” do capitalismo é o mesmo que crucifica os pobres todos os dias.
João Silva
29/04/2026
O Carlos Henrique Silva tem toda razão ao apontar a armadilha retórica do “mundo real”. Enquanto a esquerda debate a ética dos contratos, a Rússia e a Índia mostram que o capitalismo não tem amigos, tem interesses — e o “mundo real” do Eduardo Nogueira é justamente o da exploração travestida de pragmatismo. Paulo Freire já nos alertava: não há neutralidade na geopolítica do petróleo.
Eduardo Nogueira
29/04/2026
Célia Carmo já pode ir preparando o chororô, porque petróleo russo na Índia é só o começo. Enquanto a turma do “sangue e exploração” chora, o mundo real faz negócio.
Carlos Henrique Silva
29/04/2026
Eduardo, você toca num ponto que merece ser desmontado com calma. Essa dicotomia entre “mundo real” e “chororô” é um dos truques retóricos mais eficientes do pensamento liberal: reduzir qualquer crítica estrutural a um sentimentalismo inconsequente, enquanto naturaliza o status quo como se ele fosse a própria realidade em estado bruto. Não, Eduardo, o “mundo real” não é um dado da natureza — ele é construído por relações de poder, por decisões políticas e por interesses de classe. Quando você diz que “o mundo real faz negócio”, está simplesmente repetindo o mantra de que a acumulação capitalista é a única racionalidade possível. Isso não é realismo, é fetichismo da mercadoria.
O que está em jogo nesses contratos de longo prazo entre Rússia e Índia não é apenas comércio, é a reconfiguração das cadeias globais de energia num contexto de sanções ocidentais e guerra na Ucrânia. A Índia, ao comprar petróleo russo com descontos, está fazendo o que qualquer Estado burguês faria: maximizar sua margem de manobra geopolítica e garantir insumos baratos para sua indústria. Isso não é “mundo real” contra “ideologia”, é a lógica do capital em ação — e é precisamente essa lógica que precisa ser criticada, não celebrada. O problema não é a Índia agir como Estado capitalista, é acreditar que esse jogo de xadrez entre potências tem algum horizonte emancipatório.
E mais: chamar de “chororô” a crítica ao extrativismo predatório e à dependência de combustíveis fósseis é um desserviço à própria esquerda. Não se trata de moralismo ambientalista raso, como alguém sugeriu antes, mas de entender que a transição energética não será feita por contratos de longo prazo com a Rússia ou com ninguém dentro da lógica do capital. O “mundo real” que você defende é o mesmo que nos condena a crises climáticas cada vez mais violentas, a guerras por recursos e a uma desigualdade abissal. Se isso é “realismo”, prefiro o “chororô” de quem ainda acredita que outro mundo é possível — e que ele não será construído repetindo os mesmos acordos que nos trouxeram até aqui.
Laura Silva
29/04/2026
A leitura dos comentários aqui me faz pensar como, mesmo em um espaço progressista como o Cafezinho, ainda reproduzimos certas armadilhas do pensamento liberal. A Célia Carmo, com seu #ForaCapitalismo, tem a indignação correta, mas corre o risco de transformar a crítica em mero gesto simbólico. E o Carlos Menezes, ao apontar a reconfiguração de alianças, toca num ponto central, mas ainda falta aprofundar a dinâmica de classes por trás desse movimento. Não se trata apenas de um realinhamento geopolítico entre potências; trata-se de como a burguesia russa, sancionada e isolada do Ocidente, busca novos mercados para realizar seu excedente de petróleo, enquanto a burguesia indiana, ávida por energia barata para alimentar seu próprio ciclo de acumulação, abraça a oportunidade. É a velha lógica do capital em busca de taxas de lucro, independentemente das bandeiras nacionais.
O que me parece ausente nessa discussão é a perspectiva dos trabalhadores e das populações mais pobres, tanto na Rússia quanto na Índia. Enquanto os trustes petrolíferos de Moscou e os conglomerados energéticos de Nova Délhi negociam contratos de longo prazo, quem arca com os custos? Na Índia, a expansão da infraestrutura de refino e transporte desse petróleo significa deslocamento de comunidades inteiras, contaminação de lençóis freáticos e um agravamento da crise climática que já castiga os camponeses com monções imprevisíveis. Na Rússia, a dependência da renda petrolífera aprofunda um modelo econômico extrativista que condena grande parte da população a uma vida de precariedade, enquanto a elite oligarca acumula fortunas em paraísos fiscais. O contrato de longo prazo não é um pacto entre nações, é um acordo entre classes dominantes para perpetuar a exploração.
A crítica ao moralismo ambientalista raso, que o Lucas Pinto bem apontou, não pode nos levar ao cinismo de achar que toda e qualquer transação energética é aceitável. A questão não é pedir que a Rússia e a Índia “salvem o planeta”, mas sim entender que a expansão da fronteira petrolífera é uma expressão concreta da lei do valor em sua forma mais destrutiva. O capital não tem pátria, mas tem um projeto: extrair mais-valia a qualquer custo, devastando territórios e vidas. A aliança Rússia-Índia não é uma alternativa ao imperialismo ocidental; é uma disputa interimperialista por fatias do mercado global de energia, onde os verdadeiros perdedores são sempre os mesmos: a classe trabalhadora e os povos do Sul Global.
Portanto, ao invés de celebrar ou demonizar acriticamente esses contratos, precisamos perguntar: que forças sociais estão se organizando para enfrentar esse modelo? Onde estão os sindicatos dos petroleiros russos e indianos? Onde estão os movimentos ambientais que denunciam a cumplicidade de seus governos com a catástrofe climática? A saída não está em escolher entre o imperialismo americano e o “capitalismo de Estado” russo-indiano, mas sim na construção de uma alternativa que coloque a energia a serviço das necessidades humanas e não da acumulação privada. Enquanto isso não acontece, o que vemos é apenas a dança dos capitais, indiferente ao sangue e ao suor que a alimenta.
Célia Carmo
29/04/2026
Mais um acordo sujando as mãos de sangue e petróleo! #ForaCapitalismo #RússiaÍndiaÉSóExploração
Carlos Menezes
29/04/2026
Interessante como a Marta tenta fugir da dicotomia simplista, mas no fim acaba caindo na mesma armadilha de achar que existe uma posição isenta nesse jogo geopolítico. A Rússia ampliando contratos com a Índia não é só comércio, é um movimento claro de reconfiguração de alianças pós-Ucrânia. Questionar se isso é bom ou ruim depende mais de qual lado você senta na mesa do que de qualquer análise técnica de mercado.
Marta
29/04/2026
Gente, vou entrar nessa conversa porque o Lucas Pinto tocou num ponto que merece um olhar mais atento. Esse papo de que criticar os contratos entre Rússia e Índia é “moralismo ambientalista raso” ou “defesa acrítica do mercado” é exatamente o tipo de simplificação que a gente vê quando se quer evitar o debate de fundo. A real é que a geopolítica energética nunca foi sobre boas intenções — é sobre interesses, e ponto final. A Rússia, desde que virou as costas para a Europa depois das sanções, está fazendo o que qualquer país faria: buscando parceiros que não imponham condições políticas. A Índia, por sua vez, está aproveitando para comprar petróleo com desconto e ainda fortalecer sua posição como potência do Sul Global. Isso não é “justo” nem “injusto”, é estratégia pura.
Agora, o que me preocupa nessa discussão é o silêncio ensurdecedor sobre o papel do Brasil nesse tabuleiro. Enquanto a Rússia fecha contratos de longo prazo com a Índia, a Petrobras, sob o governo Lula, está tentando retomar seu papel de indutora do desenvolvimento nacional, mas enfrenta uma oposição feroz dos meninos mal-educados do mercado financeiro, que querem privatizar tudo e transformar o país num mero exportador de commodities sem valor agregado. A gente precisa lembrar que, nos governos petistas, a Petrobras descobriu o pré-sal e transformou o Brasil em protagonista energético. Agora, com a transição energética batendo na porta, o que a gente vê é uma disputa entre os que querem usar o petróleo para financiar educação, saúde e indústria, e os que querem entregar o ouro para o capital estrangeiro.
E tem mais: essa aliança Rússia-Índia não é só sobre petróleo. É sobre construir um mundo multipolar, onde o dólar não seja a única moeda e onde países como o Brasil possam negociar de igual para igual. O Brics, que Lula ajudou a fortalecer, é justamente essa tentativa de criar alternativas ao domínio ocidental. Mas, para isso, o Brasil precisa ter uma política externa soberana, e não ficar de joelhos para os Estados Unidos ou para a Europa. Infelizmente, a imprensa hegemônica brasileira, que vive repetindo o discurso do “mercado livre” e da “democracia liberal”, não conta essa parte da história. Prefere tratar a Rússia como vilã e a Índia como coitadinha, quando na verdade elas estão é se movimentando com inteligência.
Por fim, queria deixar uma provocação para o Lucas e para quem mais estiver lendo: quando a gente olha para a história, desde a Guerra Fria até hoje, o que sempre esteve em jogo foi o controle dos recursos naturais. A Rússia sabe disso, a Índia sabe disso, e o Brasil precisa aprender de uma vez por todas. Não adianta chorar pelo leite derramado ou ficar repetindo chavões sobre “mercado” ou “ambiente”. O que importa é ter um projeto nacional que coloque o povo brasileiro em primeiro lugar. E, para isso, a gente precisa de um governo que entenda de geopolítica, e não de meninos que só sabem repetir o que os think tanks de Washington mandam. No mais, fica aqui meu abraço e minha aula de história gratuita.
Lucas Pinto
29/04/2026
É curioso ver como essa discussão sobre os contratos de longo prazo entre Rússia e Índia escorrega tão rapidamente para um moralismo ambientalista raso ou para uma defesa acrítica do “mercado”. A Carmem Souza, por exemplo, tem um ponto válido ao criticar a hipocrisia de quem invoca Deus para abençoar a extração de petróleo, mas ainda assim cai na armadilha de individualizar a questão: não se trata de “cuidar da criação” como se fosse uma escolha pessoal, mas de entender que a exploração energética é a base material do capitalismo tardio. Enquanto a esquerda identitária e os evangélicos progressistas disputam o discurso da “consciência ecológica”, a Rússia e a Índia estão cimentando um pacto geopolítico que desafia a hegemonia do dólar e das sanções ocidentais. Isso sim é concreto.
O que me incomoda profundamente é a ausência de uma análise de classe nessa thread. A Marta Souza fala em “preço de mercado” e “metas de exportação” como se fossem categorias naturais, quando na verdade são construções históricas do capitalismo financeirizado. A Rússia não está oferecendo contratos de longo prazo por bondade ou por “soberania” abstrata — ela está respondendo a uma necessidade estrutural: com as sanções ocidentais fechando o mercado europeu, Moscou precisa de compradores estáveis e a Índia, que depende de 85% do petróleo importado, precisa de fornecedores que não estejam sujeitos aos humores do Federal Reserve. É uma aliança entre dois Estados burgueses que buscam maximizar seus lucros e sua margem de manobra dentro do sistema interestatal. Chamar isso de “parceria estratégica” sem mencionar que ambos os países têm enormes desigualdades internas e que o grosso dos benefícios vai para as elites petrolíferas é fazer o jogo da propaganda.
A Luisa Teens acertou na ironia, mas errou no alvo: o problema não é “mais petróleo” em si, mas o fato de que a transição energética é um luxo que o Sul Global não pode pagar enquanto o Norte Global não arcar com sua dívida histórica de carbono. A Rússia e a Índia estão apenas jogando o jogo que lhes foi imposto — e enquanto a esquerda brasileira fica debatendo se Deus aprova ou não a perfuração, a Petrobras perde mercado justamente porque nossos governantes insistem em uma política externa subordinada aos EUA, como bem sugeriu o Augusto Silva. A verdade é que, sem uma ruptura com a lógica do capital, qualquer discussão sobre “acordos justos” ou “soberania energética” é pura abstração idealista. Gramsci já dizia: o velho está morrendo e o novo não pode nascer. No meio desse interregno, o que vemos são monstros — e a aliança Rússia-Índia é apenas mais um deles, com suas próprias contradições de classe.
Carmem Souza
29/04/2026
Gente, a Luisa Teens foi certeira na ironia — não dá pra pedir bênção divina pra exploração de petróleo como se isso não tivesse custo ambiental. Sou evangélica, sim, e acredito que Deus nos deu inteligência pra cuidar da criação, não pra acelerar sua destruição. Parcerias econômicas são necessárias, mas precisamos de responsabilidade, não de discurso vazio.
Marta Souza
29/04/2026
Ana Paula, com todo respeito, mas essa conversa de “acordos justos” e “soberania” sem mencionar preço de mercado é papo de quem nunca teve que bater meta de exportação. Enquanto a Rússia fecha contratos de longo prazo com a Índia, o Brasil fica refém de burocracia e interferência estatal que afugentam investidores. Se o governo não se meter, a gente também consegue acordos melhores.
Ana Paula Conserva
29/04/2026
Mais uma prova de que o mundo precisa de líderes que priorizem acordos justos e o bem-estar dos seus povos, sem ceder às pressões ideológicas que tanto enfraquecem as nações. Que Deus abençoe essas parcerias que fortalecem a economia e a soberania dos países.
Luisa Teens
29/04/2026
Amém, Ana Paula, porque nada salva o planeta como mais petróleo e Deus abençoando a destruição climática #ForaBolsonaro
Augusto Silva
29/04/2026
Ana Paula, que Deus abençoe mesmo, mas abençoe também com um curso básico de geopolítica energética: enquanto a Rússia firma contratos de longo prazo com a Índia a preços competitivos, o Brasil perdeu market share de petróleo justamente nos governos que mais rezavam e menos planejavam. Parceria soberana é aquela que diversifica clientes e agrega valor aqui dentro, não que troca ideologia por dependência.
Ana Karine Xavante
29/04/2026
Ana Paula, você toca num ponto que merece um aprofundamento honesto, porque essa ideia de “acordos justos” e “soberania” sem contexto histórico é exatamente o tipo de abstração que serve para esconder quem paga a conta no final do dia. Quando a Rússia propõe contratos de longo prazo de petróleo para a Índia, não estamos falando de uma parceria entre iguais que fortalece povos — estamos falando de dois estados nacionais que usam recursos energéticos como armas geopolíticas, enquanto as comunidades que vivem no entorno dos poços de extração, especialmente na Sibéria e nas regiões indígenas do Ártico russo, continuam sofrendo com contaminação de rios, derretimento acelerado do permafrost e deslocamento forçado. O “bem-estar dos povos” que você invoca é sempre o bem-estar abstrato de uma nação no papel, não o bem-estar concreto dos corpos indígenas que são empurrados para as margens do desenvolvimento.
Você fala em “pressões ideológicas que enfraquecem as nações”, mas me parece que a ideologia mais perigosa aqui é justamente a que naturaliza a extração infinita de combustíveis fósseis como sinônimo de soberania. Para os povos indígenas do Xingu, do Tapajós e do Parque do Araguaia, a soberania real não vem de contratos bilionários de exportação de petróleo — vem do direito de decidir sobre seus próprios territórios, de manter suas florestas em pé e de não terem suas terras transformadas em zonas de sacrifício para abastecer o mercado asiático. Enquanto a Índia e a Rússia fecham esses acordos, o Brasil repete o mesmo roteiro: aprovamos licenciamentos ambientais relâmpagos para exploração na foz do Amazonas, ignoramos o parecer da Funai e da FUNAI (perdão, da própria Funai) sobre impactos em terras indígenas, e chamamos isso de “desenvolvimento”.
E tem mais um ponto que me incomoda profundamente nessa sua benção divina sobre as parcerias: a teologia do progresso que você invoca é a mesma que justificou o colonialismo por séculos. “Deus abençoe” acordos que vão acelerar as mudanças climáticas e condenar populações inteiras — do sertão nordestino às ilhas do Pacífico — a um futuro de secas extremas, enchentes e insegurança alimentar? Desculpa, mas isso não é fé, é irresponsabilidade política travestida de espiritualidade. Se existe uma soberania que precisamos fortalecer, é a soberania alimentar, energética e territorial dos povos originários e das comunidades tradicionais, não a soberania de corporações petrolíferas que já sabem há décadas que o modelo delas é insustentável. Que Deus nos livre de líderes que confundem soberania com venda de recursos não renováveis para potências estrangeiras enquanto queimam o futuro dos seus próprios filhos.