O Ministério de Minas e Energia, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou a criação do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Minerais Estratégicos.
O fundo, que visa mobilizar até 1 bilhão de reais, focará no financiamento de 15 a 20 empresas que desenvolvem projetos de pesquisa mineral e implementação de novas minas no Brasil, concentrando-se em minerais essenciais para a transição energética.
De acordo com o ministério, o BNDES contribuirá com até 250 milhões de reais, limitando sua participação a 25% do total do fundo.
A expectativa é atrair mais investidores nacionais e internacionais. Os recursos serão destinados principalmente a empresas júnior e de médio porte, selecionadas através de chamada pública pelo gestor do fundo.
O FIP também apoiará projetos de descarbonização e produção sustentável de alimentos, englobando minerais como cobalto, cobre, estanho, grafita, lítio, entre outros.
O ministro Alexandre Silveira enfatizou o papel vital do Brasil na transição energética global devido à sua vasta diversidade geológica e mineral.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou a importância estratégica da transição energética para o governo atual, visando posicionar o Brasil como um fornecedor líder de minerais estratégicos necessários para tecnologias de energia limpa.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!