Menu

Trump se rende a Xi e anuncia trégua comercial com a China

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quinta-feira (30) que China e Estados Unidos avançaram em entendimentos econômicos e chegaram a consensos sobre temas comerciais considerados sensíveis pelas duas maiores economias do mundo. A declaração foi feita durante encontro com o presidente norte-americano Donald Trump, logo após a chegada de Xi a Busan, na […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quinta-feira (30) que China e Estados Unidos avançaram em entendimentos econômicos e chegaram a consensos sobre temas comerciais considerados sensíveis pelas duas maiores economias do mundo. A declaração foi feita durante encontro com o presidente norte-americano Donald Trump, logo após a chegada de Xi a Busan, na Coreia do Sul, onde participará da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, em Gyeongju, além de uma visita de Estado ao país asiático.

Segundo Xi, equipes dos dois governos mantiveram conversas “aprofundadas”, que resultaram em acordos iniciais para destravar impasses comerciais recentes e estabelecer mecanismos de continuidade do diálogo.

Cooperação como eixo estratégico

O líder chinês afirmou que a relação econômica deve funcionar como base de estabilidade e impulsionamento das relações bilaterais, defendendo que disputas comerciais não podem ser transformadas em instrumento de pressão geopolítica. Xi destacou que os interesses de longo prazo de ambos os países exigem que eventuais divergências não evoluam para ciclos de retaliação.

De acordo com ele, Washington e Pequim devem concentrar esforços em reduzir áreas de conflito e ampliar escopos de entendimento, priorizando o que chamou de “benefício recíproco” e “respeito mútuo”.

“A cooperação deve funcionar como lastro e motor das relações bilaterais, e não como fonte de instabilidade”, afirmou Xi, em mensagem transmitida pela imprensa chinesa.

Continuidade do diálogo e agenda econômica

Xi declarou ainda que os grupos econômicos de ambos os países foram orientados a manter conversas regulares, com o objetivo de transformar os entendimentos recentes em ações concretas que assegurem previsibilidade a empresas e mercados globais.

A sinalização ocorre em um momento de tensão comercial global, marcado por disputas tecnológicas, barreiras tarifárias e políticas industriais estratégicas adotadas por China e Estados Unidos em setores como semicondutores, energia limpa e segurança de dados.

A reunião entre Xi e Trump ocorre paralelamente aos debates da APEC, que este ano aborda temas como coordenação econômica, cadeias de suprimento e transição tecnológica.

Contexto diplomático

A retomada pública do diálogo entre os dois presidentes ocorre após meses de sinais alternados de aproximação e atrito. Para analistas internacionais, a fala de Xi busca reduzir incertezas nos mercados e reafirmar o interesse chinês em administrar as tensões com Washington sem ruptura comercial.

A agenda do encontro não incluiu detalhes específicos sobre tarifas, barreiras tecnológicas ou medidas de segurança estratégica, mas integrantes das delegações informaram que as tratativas continuarão em nível ministerial.

O governo chinês tem destacado que o objetivo central é evitar escaladas econômicas que possam afetar fluxos comerciais e investimentos globais, em um momento em que a economia mundial enfrenta desaceleração e desafios geopolíticos simultâneos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mandrake

30/10/2025 - 14h04

Quem colocou as tarifas foi Trump por tanto quem teve que sentar e negociar foi o comedor de ratos e cachorros.


Leia mais

Recentes

Recentes