O Exército montou celas para receber os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, alvos de mandados de prisão cumpridos nesta terça-feira (25/11). Segundo apuração da coluna de Paulo Cappelli e Felipe Salgado, um integrante da cúpula da Força relatou que os espaços estão prontos no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
As celas contam com cama, banheiro e ar-condicionado. Caso haja autorização judicial, também poderão receber televisão e frigobar. De acordo com a mesma fonte, Heleno e Paulo Sérgio já foram localizados e estão a caminho das instalações militares.
As prisões ocorrem após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenar ambos os generais no processo que apura a trama golpista atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a sete aliados. O julgamento, iniciado às 9h10 desta terça-feira, resultou também na condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão. Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro, recebeu pena de 21 anos. Paulo Sérgio, ex-ministro da Defesa, foi condenado a 19 anos.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, os dois militares integravam o “núcleo crucial” de uma organização criminosa armada que preparava um golpe de Estado para reverter o resultado da eleição de 2022. Entre os crimes imputados estão tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
A decisão marca um momento inédito: é a primeira vez que generais de quatro estrelas são punidos no Brasil por participação em uma tentativa de golpe de Estado.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!