Filme dirigido por Kléber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura está na disputa do Oscar francês
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, acaba de conquistar mais uma indicação internacional de prestígio.
Nesta quarta-feira (28/01), foi anunciada a sua indicação ao Prêmio César – a mais importante premiação do cinema francês – na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Paris no dia 26 de fevereiro.
No César, o filme brasileiro, estrelado por Wagner Moura, competirá com produções da Espanha (“Sirat”), China (“Black Dog”), Estados Unidos (“Uma Batalha Após a Outra”) e Noruega (“Valor Sentimental”).
A indicação ao César ocorre um dia após o longa-metragem ter sido anunciado como concorrente em duas categorias no BAFTA, premiação britânica considerada o equivalente ao Oscar inglês.
Esta é mais uma conquista na trajetória de sucesso internacional do filme. “O Agente Secreto” já acumula indicações e prêmios importantes. Em janeiro deste ano, o longa venceu dois Globos de Ouro: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura.
Além disso, o filme recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator (novamente para Wagner Moura). A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março.
Criado em 1976 por iniciativa da Academia das Artes e Técnicas do Cinema, o prêmio César é a maior honraria do cinema francês, equiparado ao Oscar americano. A seleção dos indicados ao título de melhor filme francês do ano é liderada por “Nouvelle Vague” (com 10 indicações), seguido por “L’attachement” e “Dossier 137” (ambos com 8), “La petite dernière” (7) e “Un simple accident”.
Com informações da Agência Brasil e DW em 28/01/2026


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!