Menu

As federações partidárias e o novo cenário da política cearense – Parte 01

A federação partidária nacional entre o PDT e o PSB, com a anexação do Solidariedade, a Consultoria LCFB vai denominar de federação partidária Socialista Trabalhista, porém, já acreditamos que a maior liderança deste novo bloco partidário, é o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), pois o próprio foi o grande arquiteto, para anexar o Solidariedade nesta nova frente partidária progressista, todavia, não petista. O tamanho do PSB nacional na Esplanada dos Ministérios já denota a sua maior influência, na federação partidária Socialista Trabalhista. 

A Consultoria LCFB acredita que o comando da federação partidária Socialista Trabalhista, na política cearense, sem dúvida será entregue a um pedetista. A Consultoria LCFB acredita que seria uma oportunidade para o ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT), montar o seu grupo político, sem a supervisão de nenhum grupo regional, na política local. A Consultoria LCFB acredita que é o momento de readequação dos robertistas não ciristas, numa agremiação partidária, com o controle total do Roberto Cláudio,  nesse caso na direção estadual do Solidariedade. 

A federação partidária entre o PSDB e o Cidadania, já existe a nível nacional e a nível local, contudo, não é unificada nem na macropolítica nacional e muito menos na macropolítica regional. A direção nacional do Cidadania se mantém na tese da manutenção da Frente Ampla de apoio ao primeiro ano de governabilidade do terceiro mandato do presidente Lula (PT), no decorrer deste ano. A direção nacional do PSDB, na figura do governador gaúcho tucano, Eduardo Leite, tomou a decisão unilateral de fazer oposição ao Governo Federal, bem antes de consultar a federação partidária do Cidadania e do PSDB, pois somente se baseou na política gaúcha, para uma decisão de posicionamento político-administrativo do diretório nacional do PSDB, que não foi referendado pela direção nacional do Cidadania. 

A Consultoria LCFB tem feito acompanhamento junto da direção nacional do MDB e da direção nacional do Podemos do diálogo simultâneo de ambos, com o presidente nacional do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite, para fazerem parte da federação partidária Cidadania e PSDB, pois essas agremiações partidárias iriam aderir a uma federação partidária, já constituída a nível nacional e a nível local. É muito provável a entrada do MDB por estratégia de sobrevivência política-institucional, porém com o mesmo posicionamento de apoio ao Governo Federal da direção nacional do Cidadania.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – gerente da Consultoria LCFB 

Apoie o Cafezinho