Menu

Capitão Wagner e o eleitorado Órfã de Luizianne Lins

As próximas pesquisas eleitorais não vão trazer o nome da ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins, como pré-candidata petista à sucessão municipal deste ano na capital cearense.

O eleitorado órfão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) é de perfil ideológico, na sua maior parte de situação, nas periferias fortalezenses, já a outra parte é mais de classe média, com perfil ideológico de oposicionista ao poder executivo.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, nos seus últimos relatórios aos clientes da Consultoria LCFB tem feito o apontamento teórico da migração massiva de parte do eleitorado pós-Luizianne Lins para o principal pré-candidato a prefeito de Fortaleza da oposição, o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nas próximas consultas eleitorais, sobre a sucessão municipal de Fortaleza.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa classifica o eleitor da periferia pró-Luizianne Lins como eleitor governista dissidente ou eleitor saudosista da ex-prefeita fortalezense, contudo, num eventual segundo turno quase sempre votaria no continuísmo administrativo: Roberto Cláudio (2016) e José Sarto (2020).

A Consultoria LCFB defende a tese da migração de parte do eleitorado pró-Luizianne Lins dos bairros humildes de Fortaleza, pois isso aconteceu no primeiro turno do pleito eleitoral estadual de 2022, quando parte do eleitorado simpático ao presidente Lula (PT) e adepto do modelo administrativo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), votou no ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), para o cargo de chefe do executivo do Governo Estadual.

O fenômeno político-eleitoral destacado pela Consultoria LCFB será bem confirmado nas próximas consultas eleitorais da sucessão municipal do prefeito fortalezense, José Sarto (PDT), que virão ao público via veículos tradicionais de comunicação.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Apoie o Cafezinho