Menu

Catanho da Luizianne Lins e a eficiência da frente ampla antipetista em Caucaia!

No primeiro turno do pleito eleitoral de Caucaia tivemos duas candidaturas ao cargo de chefe do executivo, entre os partidos de oposição ao Governo Estadual: Emília Pessoa (PSDB-CIDADANIA, União Brasil e PDT) e Coronel Aginaldo (PL). Ambas não chegaram ao segundo turno do pleito eleitoral de Caucaia. 

As direções estaduais das seguintes agremiações partidárias apoiaram a candidatura a prefeito de Caucaia do Naumi Amorim (PSD-MDB): União Brasil, PDT, PSDB-CIDADANIA e Partido Liberal. É uma ampla frente partidária conservadora-liberal de caráter ideológico antipetista.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre defendeu a tese de que a eficiência da vitória oposicionista, no pleito eleitoral de Juazeiro do Norte, foi a capacidade da unificação das oposições a nível estadual num projeto político-administrativo comum de reeleição do prefeito Gledson Bezerra (Podemos). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa também ´detectou o mesmo fenômeno político na eleição do candidato oposicionista do município de Sobral, o deputado estadual Oscar Rodrigues (UB), no pleito eleitoral deste ano.

A Consultoria LCFB acredita que a consulta estimulada da Paraná Pesquisa apresentou a eficiência da ampla frente conservadora-liberal de teor ideológico antipetista, pois o candidato a prefeito de Caucaia do PSD, o ex-deputado estadual Naumi Amorim, aceitou o modelo político-eleitoral de ser um candidato oposicionista moderado, porém, não aliado do lulopetismo cearense no segundo turno do pleito eleitoral deste município. 

Os números da consulta estimulada da Paraná Pesquisa:

Naumi Amorim (PSD): 61%

Catanho da Luizianne Lins (PT): 29%

*A rejeição política-eleitoral do candidato a prefeito de Caucaia petista é acima de 55% na consulta estimulada.

A Consultoria LCFB defende a tese de que o candidato a prefeito de Caucaia do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-assessor parlamentar Catanho, sem dúvida herdou a rejeição política-administrativa do atual prefeito deste município, o neosocialista Vitor Valim, como também a rejeição política-eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT) na área da segurança pública.

É um cenário político-eleitoral que pode atravessar a ponte do rio Ceará, saindo de Caucaia, e contagiar a campanha a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT) do deputado estadual Evandro Leitão, com a presença na capital cearense da deputada federal Luizianne Lins (PT) durante a última semana do segundo turno da maior cidade cearense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 

Apoie o Cafezinho