Menu

Cid Gomes e a Federação Partidária: PDT, PSB e Solidariedade

O senador Cid Gomes procura se adequar ao lulopetismo cearense como o principal aliado político do ministro da Educação, Camilo Santana, isso só foi possível depois da aliança do próprio Camilo Santana, com a direção estadual do Partido dos Trabalhadores, no Ceará. Cid Gomes compreende que devido à natureza da federação partidária dos seguintes partidos: PDT, PSB e Solidariedade; eles não serão aliados de primeira hora do governador, Elmano de Freitas (PT), na política local.

A Consultoria LCFB defende a tese da ida do ex-ministro Ciro Gomes, para o PSDB, pois é muito difícil a sua permanência no PDT nacional neolulista, principalmente agora com essa agremiação partidária fazendo uma federação partidária conjunta, com o PSB e o Solidariedade, contudo, o líder nacional desta federação partidária Socialista Trabalhista, é, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), após a sua formalização.

O senador Cid Gomes precisa manter a sua aliança política-administrativa, com o ministro Camilo Santana (PT), pois não pretende ir para o PSDB, em parceria, com o seu irmão mais velho (Ciro Gomes), nos próximos meses. A Consultoria LCFB mantém a tese da ida do senador Cid Gomes, nos próximos dias, para a seguinte agremiação partidária, o Republicanos dos camilistas sem petismo: Chiquinho Feitosa e Pastor Ronaldo Martins. É praticamente o único desfecho plausível ao cidismo-camilista sem uma ruptura brusca com o cirismo neotucano ou pró-Eduardo Leite (RS).

Anexo

O presidente nacional do Solidariedade, o sindicalista Paulinho da Força, com certeza poderia oferecer o diretório estadual da sua agremiação partidária, para o senador Cid Gomes (PDT), pois é uma oportunidade única de acomodação dos cidistas numa estrutura partidária exclusiva, para o grupo político. É uma dica da Consultoria LCFB ao diretório nacional do Solidariedade, pois o senador Cid Gomes se sentaria à mesa de negociação, com outro capital político-eleitoral de negociação em relação aos diretórios estaduais do PDT e do PSB.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – gerente da Consultoria LCFB

Apoie o Cafezinho