Menu

Cid Gomes é aliado do Ciro Gomes? Sim

O senador Cid Gomes (PDT) procura manter um posicionamento político-partidário crítico ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT), porém, é somente uma guerra de movimentos dentro do grupo dos irmãos Gomes. Cid Gomes nunca vai romper definitivamente com Ciro Gomes, na política cearense.

A Consultoria LCFB acredita que a saída do ex-ministro Ciro Gomes do PDT, com certeza é questão de tempo, a sua ida para o PSDB, todavia, o senador Cid Gomes deve ir para o Republicanos sobre o comando do empresário Chiquinho Feitosa, com a benção do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), nos próximos meses. 

A Consultoria LCFB defende a tese que os irmãos Gomes vão ocupar os seguintes campos ideológicos da política cearense: o cirismo anti-lulopetista (PSDB) e o camilismo sem petista (Republicanos). 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), já começaram a transferir o grupo do prefeito fortalezense, o médico José Sarto (PDT), para o ninho tucano, como o ponta pé inicial a filiação do vice-prefeito fortalezense, o sociólogo Élcio Batista, ao diretório municipal do PSDB. É questão de tempo a chegada do cirismo-sartista na seguinte federação partidária (Cidadania, PSDB e Podemos), na política cearense.

O senador Cid Gomes (PDT) deveria fortalecer o camilismo sem petista na política local, pois com isso se tornaria o principal aliado político-eleitoral do ministro Camilo Santana, depois, lógico do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores. 

A Consultoria LCFB usa como um exemplo da futura convivência político-partidária entre o senador Cid Gomes (PDT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), como algo semelhante entre os seguintes irmãos, na política paranaense: Álvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT). Os senadores Dias eram aliados, contudo, não eram do mesmo partido ou agremiação partidária, quando disputaram eleições majoritárias, no Paraná, nas décadas 2000 e na de 2010. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – gerente da Consultoria LCFB 

Gabriel Barbosa é jornalista e diretor executivo do O Cafezinho

Apoie o Cafezinho