Menu

Ciro Gomes deve ir para o PSDB? Sim

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vai construir nos próximos dias, uma oposição social liberal ao presidente Lula (PT), porém, bem distante do senador Sérgio Moro (UB), e do senador Mourão (Republicano), contudo, bem próxima do presidente nacional do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite. Ciro Gomes vai retornar ao ninho tucano, com isso vai fazer parte de uma federação partidária, com as seguintes agremiações partidárias: PSDB, Cidadania e Podemos.

O ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, mantinha a esperança da manutenção da coligação partidária entre o PDT e o PSD, para o pleito eleitoral de 2024, em Fortaleza. Roberto Cláudio compreendeu o desejo do ex-deputado estadual e presidente regional do PSD, Domingos Filho, de fazer parte da base aliada do Governo Estadual.

A Consultoria LCFB acredita na permanência do médico Roberto Cláudio na sigla pedetista independente da saída do ex-ministro Ciro Gomes, para outra sigla partidária ou PSDB. O presidente licenciado do PDT nacional, o ministro Carlos Lupi, vai indicar o ex-prefeito de Fortaleza, como o candidato ao cargo de chefe do executivo da capital cearense, em detrimento ao atual prefeito.

O prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto, não pretende disputar internamente a indicação do diretório municipal da capital cearense do PDT, para a sua própria reeleição. José Sarto pode ir para qualquer uma das seguintes agremiações partidárias: PSDB, Cidadania e Podemos. O movimento político do grupo do prefeito fortalezense é restrito a meia dúzia de pessoas, e a coordenação deste processo na sede da Vice – Prefeitura da capital cearense.

A Consultoria LCFB identificou o processo de mudança de domicílio partidário do prefeito José Sarto, nos últimos dias, pois o vice-prefeito de Fortaleza, o sociólogo Élcio Batista, foi responsável pelas sondagens das executivas nacionais de várias agremiações partidárias. O único caminho viável é a federação partidária Cidadania e PSDB que vai receber a adesão do Podemos, nos próximos meses. O movimento de José Sarto é independente do de Ciro Gomes, pois somente tem o interesse pela sua própria sobrevivência política. Ciro Gomes tem interesse no projeto nacional de ser a voz radical da oposição liberal social antilulista.

Anexo

A Consultoria LCFB acredita que o senador Cid Gomes (PDT) vai fazer parte dos quadros do Republicanos do empresário Chiquinho Feitosa e do vereador fortalezense, Pastor Ronaldo Martins, após o sentimento hegemônico lulopetista cearense não dar nenhuma esperança ao Cid Gomes.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), vai fortalecer o Republicanos como o seu braço político-eleitoral entre os seus aliados conservadores, e, realmente é necessária uma voz mais atuante para a opinião pública, com isso é muito importante a ida do senador Cid Gomes (PDT), para a agremiação partidária que vai representar o camilismo sem petismo.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – executivo da Consultoria LCFB

Gabriel Barbosa é jornalista e diretor executivo do Cafezinho

Apoie o Cafezinho