Menu

Empresas podem apostar no esporte para melhorar bem-estar no trabalho

Medida encoraja os funcionários a adotarem um estilo de vida mais ativo e incorpora valores éticos ao ambiente organizacional.

Foto: master1305plus/Freepik

Empresas que promovem atividades físicas e esportivas contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho. O incentivo é uma forma de encorajar os funcionários a adotarem um estilo de vida mais ativo e, também, pode trazer benefícios para o dia a dia da organização. No entanto, no Brasil, ainda são poucas as empresas que apostam nesse tipo de proposta.

Para colocar a ideia em prática, a empresa pode optar por organizar campeonatos, criar grupos de corrida, oferecer sessões de yoga e aulas de ginástica, de acordo com o perfil e o interesse dos funcionários. No momento de organizar a programação, é possível recorrer a ferramentas que mostram como fazer um fluxograma para definir a agenda, os participantes e os objetivos das atividades planejadas.

A promoção de atividades físicas e esportivas contribui para a saúde e a motivação dos profissionais. Para as empresas, também traz resultados, como maior engajamento e senso de pertencimento, fortalecimento do trabalho em equipe, criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e construção de uma imagem institucional positiva para os públicos interno e externo. 

No entanto, poucas organizações utilizam o recurso. De acordo com pesquisa feita pela plataforma Onlinecurriculo, 55% dos entrevistados não se sentem incentivados a praticar esportes pelas empresas onde atuam. Apenas 6% afirmaram que são encorajados a partir de eventos relacionados ao tema. 

Outros 10% relataram perceber que a cultura da companhia incentiva a prática de esportes, mas que não realizam ações na prática. A disponibilidade de ambientes próprios para a prática de exercícios no local de trabalho foi citada apenas por 6% dos entrevistados.

Já 12% informaram que a oferta de benefícios corporativos, como Gympass e TotalPass, é o principal incentivo recebido, enquanto 10% apontaram o horário de trabalho flexível como uma forma de apoio à realização de algum tipo de atividade física.

O intuito do levantamento foi entender como profissionais brasileiros, de todas as idades e regiões do país, conciliam o cotidiano de trabalho com a prática de exercícios físicos. O estudo analisou, ainda, como a rotina de trabalho ajuda ou prejudica a movimentação do corpo.

O cenário evidencia uma lacuna a ser preenchida, o que pode se configurar em oportunidade para as empresas se destacarem e melhorarem o bem-estar de seus colaboradores.

Segundo pesquisa do instituto Gallup, funcionários felizes em seus empregos podem ter uma redução de 50% nos acidentes de trabalho. Além disso, profissionais satisfeitos costumam ser mais eficientes, produtivos e propensos a inovar. 

Integração de princípios esportivos à cultura corporativa

Conforme informações do Serviço Social da Indústria (Sesi), os valores do esporte contribuem para o desenvolvimento profissional e a manutenção de um ambiente de trabalho positivo. 

Ao integrar os princípios esportivos à cultura corporativa, são colocados em prática aspectos como disciplina, respeito e colaboração. Nesse contexto, os líderes e gestores desempenham a função de comunicar e exemplificar os conceitos para estimular um ambiente de trabalho mais coeso e produtivo. 

Entre as principais influências do esporte para o ambiente organizacional também estão o fair play, o despertar das lideranças e o respeito às normas e regras. O senso de pertencimento e o espírito de equipe também são incentivados e aprimorados. 

O fair play, também conhecido como espírito esportivo, orienta o comportamento ético e incentiva o cumprimento de regras, o que promove o respeito aos colegas e aos adversários ou concorrentes. Em momentos de pressão por resultados, o conceito é necessário para guiar o alcance das metas estabelecidas, mantendo o respeito à equipe.

As lideranças também desempenham um papel relevante no esporte e nas organizações. Por meio da comunicação e da exemplificação de valores, os líderes podem ser fonte de inspiração e incentivar o surgimento de novas lideranças.

O respeito às normas e regras e o senso de pertencimento também são valores do esporte apontados pelo Sesi como primordiais para um ambiente de trabalho saudável e eficiente.

Preferência dos funcionários deve orientar escolha de modalidades

Segundo portais especializados em gestão de recursos humanos, saúde no trabalho e eventos corporativos, a cooperação, o espírito competitivo saudável e a diversão entre os colegas podem ser incentivadas com o planejamento de competições esportivas nas empresas. Organizar um campeonato de futebol ou vôlei, por exemplo, pode ser uma maneira de envolver os colaboradores em atividades físicas. 

No entanto, é importante considerar a preferência dos funcionários na hora de escolher as modalidades esportivas que mais agradam. A seleção pode incluir desde esportes mais populares até os menos conhecidos. A variedade de opções é uma forma de despertar o interesse de diferentes perfis.

A organização também deve definir o tipo de competição – torneios, jogos, copas e campeonatos – e elaborar uma agenda estruturada para que as atividades ocorram como o planejado e proporcionem uma experiência positiva para os envolvidos.

Apoie o Cafezinho