Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Divulgação

Eunício Oliveira e a reconstrução do MDB no Ceará


Por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e Gabriel Barbosa

O presidente estadual do MDB, o empresário Eunício Oliveira, já começa a reconstruir a sua base política-eleitoral, para o pleito eleitoral de 2022. Eunício Oliveira compreendeu a necessidade de implementar uma mudança na sua equipe interna de comunicação e estratégia política, pois o próprio ficou à frente dessas áreas estratégicas.

A criação da corrente eunicista-emedebista é algo muito importante na política cearense no início desse século XXI, contudo, o peso do personalismo do senador Eunício Oliveira foi muito fundamental, para essa empreitada. Eunicio Oliveira montou o maior partido cearense não pertencente ao condomínio político-administrativo do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), no período de 1999 até 2006. Fato que é esquecido propositalmente por parte dos analistas políticos do Ceará.

O MDB cearense já montou uma chapa competitiva, para a Assembleia Legislativa do Ceará, assim como também, para a Câmara Federal. O dado mais importante dessa minha análise, é que isso aconteceu independente da base aliada do governador Camilo Santana (PT), e da frente oposicionista liderada pelo deputado federal, Capitão Wagner (PROS), sendo então uma força política-eleitoral independente da política binária local.

O lulismo cearense sem o petismo, será com certeza constituído no âmbito interno da corrente eunicista-emedebista, porém, o senador Eunício Oliveira precisa dialogar com o eleitor lulista, sem a intermediação de outra liderança que não seja o próprio presidente do MDB local. Eunicio Oliveira precisa manter a sua imagem ou marca política acima do radicalismo político-eleitoral, no pleito eleitoral de 2022.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político; Gabriel Barbosa é jornalista e analista político

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?