Menu

Lula e o Centrão: Arthur Lira e Rodrigo Pacheco

O presidente Lula (PT) não podia influenciar a reeleição do deputado federal, Arthur Lira (PP), para o cargo de presidente do Congresso Baixo (Câmara), no biênio 2023 – 2024. Arthur Lira será o verdadeiro líder de uma frente ampla pró-Governo Federal, com a participação dos parlamentares bolsonaristas, na base de apoio do terceiro mandato do presidente Lula (PT), isso sem dúvida é algo inusitado, para a maioria dos analistas políticos. A relação direta do chefe do poder legislativo com o chefe do poder executivo, sem uma terceira figura, para fazer a intermediação institucional dos dois poderes. 


A reeleição do senador Rodrigo Pacheco (PSD) para a presidência do Senado, significou a criação de uma nova maioria governista no Congresso Alto (Senado), sem os núcleos dos partidos lulistas (PT, PC do B, PDT, PSB e outros), como atores importantes que eram na época dos governos anteriores de Lula – Dilma Rousseff (2003 – 2016). Rodrigo Pacheco literalmente comprovou o fim do ciclo das disputas internas entre a bancada peemedebista contra outras forças tradicionais, como a bancada petista e a bancada tucana entre outras, nas eleições anteriores pelo comando do Senado. 


No primeiro mandato (2003 – 2006) do presidente Lula (PT), o presidente do Senado e o presidente da Câmara foram eleitos por influência da Casa Civil (José Dirceu): José Sarney (MDB) e João Paulo (PT). Lula agora ficou mais dependente do Centrão no Congresso, nos próximos dois anos, sem condição de influência nas indicações dos presidentes dos Congressos: Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD). 


O parlamento brasileiro vai impor uma agenda de reformas na área econômica e na área administrativa, com anuência parcial do poder executivo. A articulação política do presidente Lula (PT) foi uma expectadora na recondução do presidente da Câmara, e ator razoavelmente atuante, para a recondução do presidente do Senado, pois é preciso frisar que o poder executivo é refém do Centrão no Congresso. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – executivo da Consultoria LCFB 

Apoie o Cafezinho