Menu

Moses Rodrigues e a Federação Partidária: União Brasil e Progressistas

A concretização da federação partidária chamada de União Progressista (União Brasil e Progressistas) deve ser realizada até o final do mês de março deste ano. A cúpula nacional do Progressistas na figura do seu presidente nacional, o senador Ciro Nogueira (PI), é a principal força política do antigo bloco partidário (Republicano, Partido Liberal e Progressistas) que apoiou a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), no último pleito eleitoral presidencial, porém, vai ser a primeira, outrora agremiação oposicionista ao presidente Lula (PT), que vai se tornar governista. Progressistas vai entrar oficialmente no Governo Federal, com a possibilidade de ocupar o Ministério da Comunicação ou Ministério da Indústria e Comércio.

A Consultoria LCFB acompanhou de perto o processo da construção da federação partidária União Progressista, seção local via as informações que recebia dos parlamentares ou deputados federais do União Brasil (UB). A bancada de quatro parlamentares da Câmara já daria o direito do União Brasil se tornar o líder natural do bloco partidário unificado numa aliança de quatro anos, em todas as instâncias (Municipal, Estadual e Nacional), na política cearense.

A direção estadual do Progressistas na figura do deputado estadual e secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, deve manter a sua aliança, com o governador Elmano de Freitas (PT), a nível estadual. Zezinho Albuquerque não tem nenhuma aliança política-administrativa, com o atual prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), porém, a federação partidária União Progressista vai ter uma candidatura majoritária, no pleito eleitoral da capital cearense, em 2024.

Anexo

A presidência da federação partidária União Progressista deve ser ocupada pelo deputado federal, Moses Rodrigues (UB), no próximo biênio 2023-2024, com a possibilidade de ser renovada no biênio 2025-2026. A Consultoria LCFB acredita que o governador Elmano de Freitas (PT) manterá um bom relacionamento político- administrativo, com o deputado federal Moses Rodrigues (UB), pois o deputado federal sobralense é aliado do presidente Lula (PT), no Congresso Baixo (Câmara).

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com certeza vai tentar fortalecer o Republicanos seção cearense, nos próximos dias, em função do surgimento da federação partidária União Progressista, na política local. Camilo Santana tem noção do poder de capitalização do bloco partidário ou federação partidária capitaneada provavelmente pelo deputado federal, Moses Rodrigues, nas eleições municipais cearenses de 2024.

A Consultoria LCFB acredita que o ministro Camilo Santana,o empresário Chiquinho Feitosa e o vereador fortalezense, Pastor Ronaldo Martins, vão tentar atrair o diretório estadual do MDB sob a liderança do deputado federal, Eunício Oliveira, para uma espécie de aliança informal, com o intuito do fortalecimento do camilismo sem petismo, nas eleições municipais de 2024. O processo de ação e reação por causa do surgimento da federação partidária União Progressista, no território político-eleitoral do Republicanos pró- Camilo Santana (PT) ou camilismo sem petismo.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – gerente da Consultoria LCFB

Gabriel Barbosa é jornalista e diretor executivo do Cafezinho

Apoie o Cafezinho