Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Nova pesquisa em São Paulo traz cenários de 2º turno que favorecem Marcio França


Uma nova pesquisa Exame/Ideia divulgada hoje no site da revista Exame traz algumas projeções de segundo turno que evidenciam um fato que o bom senso político já deveria nos indicar.

Para derrotar Bruno Covas ou Russomano, será preciso um candidato em condições de conquistar o eleitor de centro.

Este candidato, naturalmente, não é Guilherme Boulos, do PSOL, em virtude de sua dificuldade de crescer para fora da esquerda. Quem cumpre esse papel, ao menos por enquanto, é Marcio França, do PSB.

Uma outra pesquisa, da Badra Comunicação, de julho, também trouxera cenários de segundo turno que mostravam exatamente a mesma coisa. Um segundo turno de Covas X Boulos daria uma vantagem de 24 pontos ao tucano, ao passo que uma disputa Covas X França veria um empate técnico entre os candidatos.

Na sondagem divulgada hoje, França venceria um segundo turno contra Russomano por 38 X 34; contra Covas, o placar seria de 37 X 30 em favor do prefeito. No caso de um segundo turno entre Covas e Boulos, porém, o tucano ganharia com uma vantagem de 23 pontos.

Essa dificuldade de Boulos está ligada à sua rejeição, que é a maior de todos os candidatos, segundo a mesma pesquisa, 35%. O segundo candidato mais rejeitado é Russomano, com 30%, seguido de Covas, com 27%, Joyce, com 25%, e Marcio França, com 22%.

De qualquer forma, o primeiro turno ainda sinaliza uma disputa final entre Covas e Russomano, ambos empatados com 22% a 21%. Boulos e França, por sua vez, seguem empatados, com 11% e 10%.

Abaixo, os gráficos interativos da Exame/Ideia, que trazem uma projeção de transferência de votos em diferentes cenários de segundo turno.

Caso o segundo turno fosse disputado entre Covas e Marcio França, o socialista herdaria 46% dos votos de Russomano, ao passo que, se o cenário for Covas e Boulos, este último herdaria apenas 19% dos votos de Russomano.

***

***

***

Rejeição dos candidatos

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina