Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Adquirir um imóvel é algo delicado e necessita de uma avaliação minuciosa antes da compra – Fonte: PX Here

Pronto ou na planta? Saiba alguns aspectos importantes que devem ser analisados antes de comprar um imóvel


Nosso imóvel é nosso mundo – um ambiente que precisa ser o mais confortável e adequado às necessidades de cada um tanto quanto possível. Por isso, o ideal é que cada detalhe de um lar seja certificado antes de fechar negócio.

Além de decidir como a compra do imóvel vai ser feita e a forma de pagamento, é fundamental levar em conta aspectos como acabamentos, isolamento acústico e iluminação natural

No entanto, quaisquer que sejam os atributos do imóvel, existe a possibilidade de se escolher entre comprar na planta ou depois que a construção esteja finalizada. Porém, ao adquirir na planta, o comprador corre o risco de se decepcionar com os materiais e acabamentos do imóvel. Além disso, fica vulnerável a atrasos e até a dificuldades financeiras que as empresas envolvidas na obra podem sofrer. Assim, é recomendável conhecer outros empreendimentos da mesma empresa antes de efetuar a compra.

Por outro lado, o imóvel na planta abre a possibilidade de tomar escolhas durante a obra conforme as necessidades do comprador, planejando os espaços e materiais de acordo com o estilo de vida dos moradores.

Já a compra do imóvel pronto permite ao comprador verificar os atributos da moradia na prática, visualizando como as características do lugar afetam a maneira como se vive dentro dele. Mas é preciso ser criterioso ao avaliar o estado de conservação do imóvel, pois alguns detalhes ou problemas estruturais podem passar despercebidos a uma análise superficial.

Quando às formas de quitação, o pagamento à vista é sempre a melhor opção. Porém, na maioria das vezes, o comprador não tem condições de fazer o pagamento à vista e precisa financiar o negócio. Nesse caso, é preciso pesquisar, nos diferentes bancos, as melhores oportunidades de taxas de juros. Uma entrada de 30% do valor total é uma boa maneira de reduzir os juros do financiamento.

A seguir, conheça alguns pontos importantes de se observar em um imóvel antes de compra-lo.

Estrutura

Rachaduras e infiltrações são coisas que podem facilmente passar despercebidas em uma análise superficial, mas que podem comprometer seriamente o imóvel. Também é preciso ficar de olho nos sistemas hidráulico e elétrico, verificando encanamento, escoamento dos vasos sanitários e funcionamento de pias, tanques, lâmpadas, chuveiros e interruptores, e também em acabamentos como pinturas, portas, janelas, pias, pisos, vasos sanitários e boxes, para saber se esses itens podem precisar de reparos.

Localização e segurança

Uma das piores coisas que podem acontecer com relação ao morador de um imóvel é se preocupar constantemente com a segurança de sua casa. Por isso, avaliar a segurança antes de fechar negócio é fundamental. Nesse aspecto, a localização é importante, mas também ajudam sistemas de monitoramento e portaria com 24 horas por dia de funcionamento.

Além da segurança, prestar atenção na localização pode ser útil para facilitar os deslocamentos.

Poluição sonora

Ruídos indesejados podem ser uma fonte intensa de estresse dentro de um imóvel. Antes de efetuar a compra, vale a pena conferir se, ao redor, existem lugares que possam gerar sons desagradáveis em potencial, como casas noturnas, templos religiosos, estádios, ferrovias ou pontos públicos de aglomeração. Até os ruídos do trânsito nas ruas já podem causar incômodo.

Se o imóvel tiver sido planejado depois de 2013, ele possui uma grande vantagem – naquele ano, passou a ser obrigatória a existência de isolamento acústico nas novas construções, o que evita com que os sons viajem de um cômodo para outro.

Basicamente, implementar o isolamento acústico consiste em utilizar materiais capazes de barrar a passagem de ruídos. Além de reduzir o estresse, o isolamento acústico pode evitar atritos entre vizinhos e garantir uma maior privacidade.

Iluminação

A presença de luz natural é uma fonte importante de conforto, bem-estar e agradabilidade em um imóvel. Além disso, ela provoca a economia de energia e o combate a ácaros e mofo. Janelas amplas e vistas agradáveis para o exterior também estimulam a criatividade e o bem-estar mental.

Porém, a luz solar no período da tarde pode representar também uma fonte de calor no verão, o que pode causar grande desconforto ou gerar mais gastos com ar-condicionado, dependendo de cada pessoa e da localização geográfica. Janelas voltadas para leste apresentam esse problema.

A questão varia muito de pessoa para pessoa. Antes de adquirir um imóvel, deve-se levar em conta essas duas visões sobre a luz solar e fazer a escolha mais adequada às necessidades pessoais.

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina