Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

João Santana, marketeiro de Ciro Gomes

Que diabos Ciro Gomes está fazendo?


MAS, AFINAL, QUE DIABOS CIRO GOMES ESTÁ FAZENDO?

Por Rodrigo Perez

Análise política demanda atenção e constante exercício de escuta. E, principalmente, evitar a tentação de jogar no lixo aquilo que não concordo, que não entendo. Talvez não entendo exatamente porque não concordo, e vice-versa.

Buscar sempre a coerência interna dos discursos e racionalidades políticas. Sempre há coerência, sempre há racionalidade. Não tem bobo nesse nível de disputa política.

Ontem, num primeiro momento, achei que tinha sido tão somente canelada do Ciro, talvez à revelia do seu marqueteiro. Depois de ler e ouvir opiniões diferentes, mudei de opinião. Vejam a aposta da equipe do Ciro. All in. Todas as fichas:

1) Bolsonaro não será candidato em 2022. Chegará na metade do ano com a certeza da derrota e sem condições de dar golpe. Negociaria sua saída com a garantia de manutenção das prerrogativas de ex-presidente e com a promessa de uma anistia extra-oficial para ele e sua família.

2) Nesse cenário, a eleição ficaria órfã de um testosteronizado agitador capaz de representar o ódio ao PT que ainda é politicamente relevante na opinião pública. Ciro vai trazer Dilma para o centro do debate, pois a ex-presidenta é o ponto fraco da memória petista dos “bons tempos” de consumo e prosperidade econômica.

3) Datena na chapa, como vice, seria o avalista da entrada de Ciro no coração desse eleitorado, que tende à direita. Aí, cada vez mais, Ciro endureceria o discurso contra o PT e silenciaria seu tão louvado projeto de desenvolvimento, que colide com os conceitos econômicos desse eleitorado.

Possível? É. Provável? Não. É jogador jogando jogo. Não demonizo a política. Torço pra dar certo. Prefiro ver Ciro no segundo turno com Lula do que Bolsonaro.

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?