Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Técnicas para controlar o nervosismo


Diversas situações do dia a dia nos deixam nervosos e irritados, o que acaba nos deixando mal e fazendo com que o dia seja difícil. É comum que pequenas situações que ocorram nos deixam estressados. Essas situações podem ser evitadas a partir do momento que você começar a mudá-las.

Com as técnicas a seguir, você conseguirá controlar o seu nervosismo e verá que seus dias serão mais calmos, e que as situações em que você ficava nervoso acabaram não acontecendo mais. Assim, você saberá quais medidas realizar e quais decisões tomar para que seu dia seja mais calmo e leve.

Seja organizado

É fundamental organizar os seus dias para que você saiba exatamente quais as coisas precisam fazer.  E assim, quando você tenha algum compromisso, ou quando você precisa fazer algo muito importante e que requer uma dedicação, você tenha o tempo disponível necessário para realizar essa atividade com sucesso.

Se organizar e planejar as atividades do seu dia a dia evita que você acumule atividades. Este acúmulo acabará te deixando estressado e nervoso, sem saber o que fazer primeiro, com pouco tempo para realizar tudo.  Por isso, evite deixar coisas pra depois, e deixe sempre tudo em dia e organizado, assim evitará nervosismos desnecessários.

Evite pensar no que te deixa nervoso

Reduza as situações que te causarão estresse e por consequência te deixarão nervoso. Evite pensar e se colocar em situações que te deixarão nesse estado. Por isso, tenha pensamentos positivos, pense em coisas boas e que te trarão leveza. Ao evitar pensar em coisas angustiantes e que te causam desconforto, você conseguirá evitar ficar nervoso, e assim, será mais fácil manter a calma.

Com a correria do dia a dia, com todos os compromissos e obrigações a cumprir, é difícil manter a calma mesmo, mas procure encontrar momentos de calma e reflexão, para manter seu dia equilibrado. Por isso, busque pensar em coisas que te deixem feliz e calma, lugares que te tragam uma energia boa, e os bons momentos que você já teve.

Acredite no seu potencial

É comum que fiquemos nervosos em situações que não costumamos se encontrar, ou em locais desconhecidos e até mesmo com pessoas que ainda não conhecemos. Por isso, é importante que você mantenha a calma nessas situações embaraçosas.

Confie no seu potencial, saiba que você é capaz de realizar qualquer atividade com sucesso, ainda mais quando se trata de se relacionar com uma pessoa nova. Você já pensou por que o homem broxa? O nervosismo pode causar insegurança na hora “h”, fazendo com que o homem não consiga ser eficiente nesse momento, fazendo com que broxe.

Sendo assim, procure se preparar antes desses momentos, relaxar e pensar que você é capaz sim. Sua segurança e sua dedicação a esses momentos fazem com que tudo dê certo. Não deixa a insegurança e o medo tomar conta de você.

Tome um chá

Tomar um chá, quentinho e suave, traz uma sensação calmante. Os chás possuem substâncias que agem como leves sedativos, capazes de trazer calma e ajudar no controle da ansiedade. Assim, sempre que se sentir nervoso, tome um chá para relaxar.

Certamente você já recebeu este conselho de alguma pessoa. O chá de erva doce, por exemplo, é uma das melhores alternativas. Assim como aquele feito com maracujá, que ajudam a aliviar o estresse e a relaxar. Então, se você não tem este hábito, não sabe o que está perdendo.

Consuma alimentos com triptofano

A ingestão de alguns alimentos pode ajudar quando se trata de aliviar os sintomas de nervosismo e ansiedade. Por isso, busque por alimentos que tenham em sua composição o triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina.

Você encontra essa substância em alimentos como a banana e o chocolate. É possível também ingeri-lo em cápsulas, juntamente com o magnésio e a vitamina B6. Ou seja, só não consome quem não quiser, afinal, alguém resiste a uma bela barra de chocolate ou uma caixa de bombons?

Além do triptofano, aminoácidos como a glutamina e a taurina, aumentam a disponibilidade do neurotransmissor GABA. É ele que o organismo utiliza para controlar a ansiedade. E também pode ser ingerido em cápsulas com orientação médica.