Enchentes e Deslizamentos: como acontecem?

Fonte: Tania Rego Ag. Brasil

Poucos sabem, mas a enchente é um processo natural. Se o leito natural de um rio ou córrego recebe uma quantidade muito grande de água que provém da chuva e não tem a capacidade da suportá-la, acaba transbordando e causando a enchente.

Esse processo é natural e todo rio precisa ter uma área chamada de "área de inundação" para a qual a água irá escoar.

Esse é o grande problema que causa as enchentes e alagamentos nas cidades, a área de inundação simplesmente não foi respeitada e famílias se estabeleceram nessa região construindo casas. Então quando o rio transborda a sua água alaga essas casas.

Temos também a questão da urbanização das cidades, geralmente feitas sem nenhum tipo de planejamento como, por exemplo, pensar na declividade das ruas (para onde a água da chuva deveria escorrer) ou então a construção de galerias pluviais (uma forma de captar e transportar a água das chuvas sem problemas).

Os deslizamentos de terra no Brasil acontecem mais no verão, quando as chuvas são mais recorrentes e intensas. São causados por fatores de ordem natural e também antrópica.

Os fatores antrópicos dizem respeito à urbanização desordenada, por meio da ocupação de encostas de morros e serras, e ao desmatamento, principalmente.

Evitar a retirada da vegetação de morros, não plantar árvores pesadas e de raízes curtas, descartar lixo e dejetos adequadamente e criar canais para o escoamento da água são algumas medidas preventivas contra o incidente.

No fundo, boa parte das tragédias ditas "climáticas" tem grande responsabilidade....

... da ação humana, que negligencia a proteção do meio ambiente!

Mais sobre Política?