Viaje pelo Universo Profundo com o Telescópio James Webb

O mundo se assombrou com as imagens feitas pelo James Webb, o novo telescópio espacial da Nasa. Ele é, basicamente, um grande observatório espacial que consegue enxergar objetos – como estrelas, galáxias e exoplanetas – super distantes no espaço.

Ele vai permitir aos astrônomos, literalmente, enxergar coisas no Universo que eles não conseguiam ver antes – como as primeiras galáxias que surgiram nele. Por dois motivos: seu tamanho, o espelho primário tem 6,5m de diâmetro; e ele consegue enxergar em infravermelho. 

Webb foi lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021 pela agência espacial americana. Chegou ao destino final, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Vamos viajar com as imagens e vídeos do Telescópio James Webb!

A Nebulosa de Carina, um berçário estelar pois estrelas nascem entre suas nuvens e tufos. As imagens captadas podem ajudar a entender o processo de construção de estrelas.

Imagens impressionantes da NGC 3132, também conhecida como Nebulosa Anel do Sul, feitas pelo Webb. É uma das nebulosas mais interessantes tanto pelo formato quanto pelas cores. Foi descoberta em 1835, pelo astrônomo John Herschel.

Na foto tirada pelo James Webb, ficam claros os limites das  5 galáxias do Quinteto de Stephan na constelação Pégasus, novas estrelas próximas e o centro delas também.

A impressionante foto do Campo Profundo. Nesta imagem é possível ver centenas de estrelas e galáxias.

Uma viagem até a Galáxia Roda de Carro.

Mais sobre Ciência?