LAVA JATO  GRANDE MÍDIA: Verdades Indigestas

A dificuldade de parte da Imprensa em falar dos seus erros quanto a Lava Jato

Foto: reprodução Youtube

Para a grande mídia, alguns pontos foram centrais nesse período: os escândalos de corrupção "investigados" pela Lava Jato, a imparcialidade dos órgãos de justiça e a própria função social da mídia.

Foto: Divulgação mpf

O debate acerca de como a grande mídia vem tratando esses temas, podem levantar algumas verdades muitas vezes indigestas para os grandes veículos brasileiros.  Vejamos algumas delas:

Foto: reprodução Globoplay

Primeiro, temos a espetacularização e o grande destaque dado a Lava Jato pela grande mídia. Qualquer crítica a operação e seus pecados processuais eram ridicularizadas.

Foto: Gabriel Cardoso - SBT

MIGUEL DO ROSÁRIO Editor-Chefe

A crítica à Lava Jato, desde muito tempo, não vem apenas do PT e da esquerda. Juristas de todos os credos chegaram a um consenso tácito de que a Lava Jato violou princípios fundamentais do Direito.

Foto: Ricardo Stuckert

O debate contou com a participação de juristas estrangeiros, como o italiano Luigi Ferrajoli,  nome ilustre do chamado garantismo penal. Ridicularizar críticas a Lava Jato beira a negacionismo.

Foto: Blog do Nassif

Um pilar da narrativa da grande mídia sobre a Lava Jato era a suposta “imparcialidade absoluta” do judiciário. Defendia-se denúncias e condenações sendo absurdo imaginar manipulações e/ou suspeitas.

Foto: Isaac Amorim MJSP

Esse pilar ruiu. A própria justiça revisou seus erros declarando a parcialidade do Sergio Moro no julgamento das investigações, causando nulidades de atos do ex-juiz, inclusive condenações impostas.

Foto: Lula Marques

Outro pilar era uma suposta imparcialidade da grande imprensa e seus analistas. Se mantém. A grande mídia recuperou algum prestígio com progressistas, pela razão de ter Bolsonaro como inimigo comum.

Foto: twitter

Porém, numa vitória de Lula em 22, a grande imprensa será obrigada a aumentar o espaço para uma outra visão da Lava Jato. Como presidente terá espaço natural e contará sua versão: por que foi preso?

Foto: Ricardo Stuckert

A grande mídia demonstra uma dificuldade em ver perturbado seus espaços comodamente protegidos, em que se podia falar qualquer coisa sem que houvesse as reações imediatas e diretas ao que foi falado.

Foto: Edu Guimarães

Boa parte da mídia resiste em “capitular”. Sendo difícil, depois de anos vendendo a preço de ouro a narrativa da Lava Jato, explicar aos leitores que o produto oferecido não valia tanto assim?

Foto: Reprodução Youtube

MIGUEL DO ROSÁRIO Editor-Chefe

Alguns admitem que houveram erros “graves” na Lava Jato, relação “incabível” entre Moro e procuradores. Porém, ainda afirmam que esquemas de corrupção “restaram comprovados”. Mas comprovados por quem?

Foto: Divulgação

Enquanto a Lava Jato cometia seus “graves erros” e milhões de postos de trabalho eram destruídos, empresas de mídia como a Globo dava o prêmio Faz Diferença para… Sergio Moro

Foto:Pablo Jacob  Agência O Globo

Como ficaram os milhares de engenheiros, técnicos e operários cujas vidas foram destruídas pela irresponsabilidade da Lava Jato?

Foto: FUP

Os grandes veículos admitem que o foco deve ser derrotar o autoritarismo e negacionismo de Jair Bolsonaro.

Porém, o certo é que há uma crise de consciência em setores da grande imprensa nacional.

MIGUEL DO ROSÁRIO Editor-Chefe

Mais sobre Política?